2ª Via de Certidão de Nascimento

 

A certidão de nascimento é o primeiro documento que adquirimos ainda muito novos, o correto é que após o nascimento do indivíduo seja feita a certidão de nascimento. É o documento que comprova o seu registro no cartório. E para providenciar outros documentos como CPF, RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, ou inclusive em alguns concursos públicos é necessário ter a certidão de nascimento em mãos.

Para quem não possui a certidão, pode ser feita facilmente no cartório. E para aqueles que necessitam da segunda via da certidão, caso tenha perdido o documento original, é necessário fazer primeiramente o boletim de ocorrência. Assim como qualquer documento original, é necessário fazer o boletim de ocorrência para poder fazer a segunda via. Se você deseja fazer a certidão, e já compareceu à delegacia para realizar o boletim de ocorrência, vá até o seu cartório que foi registrado, lá estará os dados necessário para emitir uma nova.

Se você tiver uma cópia do documento original, leve-a também, assim facilitará a busca no livro de registros. Também há a possibilidade de obter esse documento através da internet, há um cartório online disponível nas 24 horas do dia. Basta acessar o site oficial www.cartorio24horas.com.br, obviamente será exigido dados pessoais necessários da pessoa. É possível retirar a 2° via da certidão de nascimento gratuitamente. Esse site também oferece muitas outras opções, assim como no cartório fixo. Portanto, há muitos outros serviços disponíveis, acesse o site e confira.