3D Sound – Virtual Barbershop

Quando me falaram do “3D Sound” achei que era alguma brincadeira, pra dar algum susto ou algo parecido. Fiquei totalmente surpreso com o que ouvi. O “3D Sound” é uma técnica diferente do stereo. Ouvindo o som, você consegue ‘perceber’ da onde ele vem. É como se estivesse em uma sala fechada, e você ouvindo o som, conseguisse perceber em que lugar a pessoa está.

Binaural Recording é uma técnica que utiliza microfones de alta captação dispostos estrategicamente para dar a impressão que o som vai de um lugar para o outro. A técnica mais usada é usando uma réplica de cabeça como de um manequim de vitrine e colocando 1 microfone em cada orelha, tudo isso em uma sala isolada acusticamente.

Quando comecei a ouvir, até olhei para os lados para ver se não tinha ninguém falando. É uma experiência bem bacana.Algumas bandas usaram essa técnica para gravar seus discos. O Pearl Jam foi uma delas e gravou o CD com o nome bem sugestivo de Binaural.

Supertramp e Queen foram outras bandas que já usaram esta técnica.

No áudio abaixo, você ganha um corte de cabelo virtual, com som 3d (virtual barbershop – 3d sound). O barbeiro vai conversando com você, andando pra lá e pra cá e você sente como se realmente estivesse lá.

Use fones de ouvido, senão não funciona.

Para poder curtir melhor, é recomendável fechar os olhos e prestar atenção.

Já aproveitando para falar um pouco do iJigg. Procurei um site para poder fazer o upload do áudio e colocar com um código embed aqui no site. O iJigg atendeu totalmente as necessidades.

19 Comments

  1. Pavel
  2. Pedro
  3. Kiba
  4. Daviid Ávilla
  5. Carolina
  6. Clara s2
  7. Clara s2

Add Comment