Web
Analytics

4 dicas e macetes para aprender AutoCad 2017

autocad 2017

Profissionais de arquitetura, engenharia e planejamento de design, conhecem bem o Autocad 2017 e não abrem mão desse software que além de ser ágil e muito abrangente em recursos, ainda deixa o trabalho mais profissional, sofisticado e perfeito para ser usado em qualquer tipo de material.

Mas não basta ter conhecimentos no AutoCad 2017 e não dominá-lo com destreza, sabendo todas as dicas para conseguir os melhores resultados e de forma mais facilitada e rápida. Confira 4 dicas e macetes para aprender AtoCad 2017 e comece do topo!

Autocad em janelas

O Autocad 2017 e mais recentes possuem várias maneiras de facilitar a vida de seus usuários e possibilitar o uso de mais de um arquivo. Muitos acreditam que ao abrir um novo arquivo o Autocad se reinicia, mas o que acontece é abertura de apenas uma janela separada.

O recurso é uma forma de dar mais organização para o usuário, já que poderá utilizar vários arquivos separados sem comprometer-se entre si. Na Barra de Tarefas, é possível gerenciar estas múltiplas janelas.

Tabela de blocos- Como gerar

O Autocad possui variados grupos de blocos com muitos arquivos de imagens que poderão ser usadas e incorporadas aos trabalhos. Como são muitos e que podem inclusive, ser adicionados ao programa, é necessário ter organização para não confundir e saber exatamente onde está um determinado grupo de blocos que serão usados.

Para fazer uma Tabela de Blocos, use o comando DATAEXTRACTION, e será gerado um arquivo externo semelhante a uma planilha de Excel. Para isso, algumas etapas serão necessárias como um diretório e nome que deverão ser definidos para o arquivo a ser criado e poderá ser usado de novo para atualização.

Nesta etapa, deverão ser incluídos arquivos DWG e todos os tipos de objetos que deverão constar na tabela. Escolha depois as propriedades que serão exportadas e depois de uma análise, é preciso escolher o estilo da tabela. Pronto, a tabela estará pronta e poderá ser usada no Excel ou no próprio Autocad para ter uma visão mais clara de todos os blocos e objetos existentes.

GETSEL

Quando se tem um objeto que se repete inúmeras vezes e necessita de pequenas alterações em alguns momentos, é hora de usar um comando muito simples e inteligente que agiliza o processo e pode ser usado várias vezes. O GETSEL é um comando que seleciona o objeto previamente e você pode escolher como usar em seguida como:

  • Por tipo de entidade;
  • Por tipo de Layer;
  • Por tipo de entidade no Layer. 

Configuração de atalhos no Autocad

Os atalhos no Autocad são indispensáveis para agilizar os processos e garantir mais qualidade aos trabalhos, além de facilitar o trabalho do profissional que pode ter vários projetos em curso.

A maioria dos profissionais utilizam o arquivo acad.pgp para configurar os atalhos no Bloco de notas, mas o problema dessa ação é se o atalho já estiver sendo usado por outro comando.

Para evitar problemas, a dica é utilizar o comando ALIASEDIT. Para configurar é só pedir o comando e uma caixa de diálogo é aberta e adicione um novo comando, checando se ele já existe. A vantagem do ALIASEDIT é que ele não permite adicionar atalhos existentes, evitando assim que haja confusão entre utilização de comandos.

Autocad 2017 na FBV Cursos!

curso autocad

Com dicas incríveis para profissionais de Autocad, este artigo também trás uma ótima dica para quem quer atuar na área do desenho técnico profissional e não sabe por onde começar. 

Com a FBV Cursos, faça Curso online gratuito de Autocad 2017 e aprenda tudo o que é necessário para começar na área e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho. Acesse e confira!

Matricule-se agora e se torne um profissional completo em Autocad 2017!

Curso Gratuito ONLINE | AutoCard 2017 para Iniciantes