Web
Analytics

5 dicas para fazer uma instalação elétrica de forma segura

Seja a instalação de sensores fotoelétricos, seja uma simples troca de chuveiro, é importante saber algumas dicas para fazer uma instalação elétrica de forma segura, sem correr grandes riscos. Afinal de contas, mexer com eletricidade é sempre muito arriscado e traz perigos para as pessoas envolvidas nessa área. Por isso, se proteger nunca é demais.

Para se ter uma ideia, em 2019 os choques elétricos mataram mais de 600 pessoas no Brasil. Isso é quase 2 pessoas morrendo por dia por causa de acidentes elétricos, a maior parte deles causados por não conseguir fazer uma instalação elétrica em casa de maneira segura. Outra parte desses acidentes estão relacionados a casos empresariais e industriais. Um exemplo é a quantidade de casos que acabam indo parar na Justiça do Trabalho.

Quer conhecer algumas boas dicas para fazer uma instalação elétrica de forma segura? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

instalação elétrica

5 dicas para fazer uma instalação elétrica de forma segura

1. Desligue a corrente sempre que for mexer

A primeira dica para evitar acidentes na instalação elétrica é sempre desligar a corrente quando for mexer na viação. Sempre! Muitas pessoas costumam desligar somente a corrente daquele cômodo em que farão a instalação ou nem desligam nada e isso é errado, aumentando os riscos de acidente.

Em primeiro lugar, é importante entender que não conhecemos exatamente a fiação de cada casa. É claro que podemos ter uma ideia lendo a planta do lugar (e falaremos sobre isso a seguir), mas pode ser que um pedreiro tenha trocado os fios na hora de montar o sistema ou algo do tipo tenha acontecido e, na verdade, haja corrente onde achávamos que não havia. Isso pode levar a um acidente fatal, que é algo que não queremos.

Portanto, o primeiro passo para fazer qualquer instalação é desligar a corrente elétrica de toda a casa ou indústria antes de mexer nela. Caso não seja possível (e única e exclusivamente nesse cenário), é possível desligar somente a corrente do cômodo que será mexido e verificar se a tomada ou viação está com corrente ANTES de começar a instalação.

2. Analise a planta da casa com bastante cuidado

Antes de começar uma instalação elétrica, olhe para a planta da casa ou da fábrica com muita atenção. A ideia é que você possa entender melhor como aquele sistema elétrico funciona, o que está ligado em cada lugar, qual a voltagem de cada tomada e mais informações importantes para evitar acidentes.

É claro: se você viu na planta que dá para desligar localmente a energia, sem tirar a corrente de todo o imóvel, então pode ser que valha a pena fazer isso (se você puder medir a corrente de cada tomada para garantir que não há eletricidade ali mesmo).

Além disso, a informação da planta pode ajudar a compreender onde você pode quebrar nas paredes, onde não pode, qual o tipo de conexão esperar, qual voltagem e muito mais informações úteis.

3. Evite fazer emendas elétricas

Esse é um erro muito comum em instalações residenciais, mas também pode estar presente em instalações industriais ou comerciais. Por isso, vale a pena mencionar: não faça emendas elétricas na sua instalação. Se for extremamente necessário, faça com a ideia de durar pouco tempo e logo fazer uma troca completa.

Uma emenda elétrica é muito arriscada para a casa ou fábrica porque pode apresentar problemas de diversos tipos. Como não se trata de uma corrente sem interrupção dentro de um mesmo fio, ela pode gerar fagulhas ou calor para derreter o fio isolante e causar um acidente. 

Por isso, sempre evite fazer emendas elétricas, até para ter uma melhor estabilidade elétrica dentro do seu sistema.

4. Tenha atenção ao fazer a instalação

Mexer com eletricidade é muito arriscado. Isso significa, portanto, que não é qualquer pessoa que pode ou deve fazer uma instalação desse tipo. Além disso, ela não deve ser feita de qualquer maneira, com os pensamentos na lua.

Um errinho simples pode causar um grave acidente elétrico e ser fatal. Uma desatenção, um cabo que tocou onde não devia, e pronto. Não há como voltar atrás. Por isso, sempre tenha total atenção a cada detalhe quando fizer uma instalação elétrica.

5. Use equipamentos de proteção e segurança

Por fim, sempre priorize o uso de equipamentos de proteção e segurança, especialmente luvas e sapatos de borracha que ajudam a isolar e proteger você de choques. Isso é vital para, caso algo dê errado, os danos sejam reduzidos ao máximo.

Pronto! Com essas dicas para fazer uma instalação elétrica de forma segura, você poderá fazer as instalações que quiser protegido, sem grandes riscos de sofrer choques ou acidentes. É claro que é vital se proteger durante uma instalação elétrica e apenas essas 5 dicas não cobrirão todos os contextos. Por isso, o vital é sempre abordar a questão olhando como isolar os riscos e reduzir os perigos em cada projeto.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos possam se proteger também!