Web
Analytics

5 Dicas Para Turbinar o PC Com o Uso de Programas (Gratuitos)

Anteontem, dia 10, postei um artigo com 7 dicas para turbinar o PC sem o uso de programas. Como o artigo teve uma boa aceitação, resolvi divulgar algumas dicas, porém agora com o uso de softwares, para dar uma polida melhor na máquina e deixar tudo brilhando.

1. Libere mais RAM

Existem vários programas que possuem a função de liberar espaço na memória Ram. A Ram geralmente fica carregada pois o Windows muitas vezes não fecha todas as DLL’s que um determinado programa abriu ao ser iniciado. Isso faz com que vá acumulando lixo na memória, desperdiçando espaço. Se você quer instalar um programa específico para fazer esse trabalho, leve e ainda por cima Freeware, você pode pegar o RAM Idle LE ou o FreeRAM XP. Com eles, você fica a um clique de liberar espaço na RAM.

 

2. Desfragmentação do cache do Windows

Desfragmentar o HD já é de praxe. Mas quando você realiza uma desfragmentação, algumas áreas do HD são bloqueadas, como é o caso do cache em disco. Para resolver o problema, é só baixar um software (gratuito também), que ele faz o serviço sujo.

Basta rodar o PageDefrag e clicar na opção Defragment at Next Boot. Reinicie a máquina e pronto!

 

3. Ajustes de TCP/IP

Existe um programinha para otimizar a conexão com a internet. O TCP Optimizer dá uma ajudinha na configuração correta do TCP/IP, e maximiza as transferências no protocolo. É só marcar a velocidade da conexão, selecionar a opção Optimal Settings e clicar em Apply Changes, o resto é tudo automático.

 

4. Pente fino no Firefox

Para dar um ajuste no Firefox, recomendo duas extensões:

FasterFox – Verifica os links da página acessada e faz download de imagens e textos das páginas ligadas. Assim, quando você clica em um link, já está tudo carregadinho, muito mais rápido. Se você estiver fazendo algum download pesado, pode desligar o plugin com um clique.

FireTune – Faz ajustes e melhora a performance do FF, baseados na sua conexão de internet e na configuração da sua máquina.

 

5. Traga o servidor para o micro

Para aumentar a velocidade nas consultas de endereços web, uma solução é montar um servidor na sua própria máquina, assim, você fará consultas aos IP’s localmente, sem precisar buscar em um servidor de fora. Para isso, use o AnalogX FastCache. Ele guarda as URL’s que você acessa. Logo, da próxima vez que for acessar essa página, o serviço deve ser mais rápido.

Dessa forma seu Windows deve ficar consideravelmente mais rápido. Mas lembre-se, o Oito Passos não é responsável por qualquer uma dessas alterações, caso algo dê errado no seu micro.

7 Comments

  1. Renato
  2. tonobohn
  3. alexandre luiz raymundo
  4. tonobohn
  5. luis fonseca
  6. cheguevara

Add Comment