Som 5.1 Surround Em Um Fone de Ouvido?

Post escrito por Rubens Monteiro Jr., estudante de Engenharia Aeroespacial, “Padrinho Digital” da Caixa na área de simulação, autor convidado do Oito Passos para a cobertura do Campus Party.

Curto e simples:

Um sistema de som, surround, com seis canais de áudio. Nada de muito novo certo? O tradicional 5.1 dos home theaters, que você provavelmente tem, ou já viu e ouviu na casa do seu amigo, tia, avó…E sabe o quanto é bom!

E por que o som é tão envolvente? Pregando uma peça nos sentidos e fazendo-nos sentir no meio de tudo?

Direcionalidade do som de cada um dos falantes meus caros. Cada um quando disposto no ângulo e distância correta do ouvinte fornece espacialidade e imersão.

Não é trivial, mas coerente certo?

Agora a inovação:

Imagine toda a imersão de realidade que um som 5.1 proporciona, alocado em um Headphone!

Pois foi extamente isso que a Beyerdinamic fez! Um Headphone 5.1 surround!E trouxe para a área de simulação do CP! Confira no Cybercampo!

As possibilidades para a simulação são fantásticas: Com estes fones de ouvido você perceberia sons atrás de você, à sua frente, levemente ou totalmente à direita, à esquerda…No caso de um “tiroteio” notaria as balas passando de sua direita para a esquerda, de suas costas para sua frente!Seria possível acompanhar e notar, tal qual na “vida real”, alguém atrás de você, deslocando-se por um lado ou pelo outro!

No caso de simuladores de voo, é possível levar a simulação a níveis de realidade extraordinários. Especialmente no caso de aviação militar, na qual é essencial que o piloto localize, como faria num combate real, a origem das balas que o atingem. Simuladores com esta tecnologia são amplamente utilizados pelo exército norte americano, para treinamento de combate terrestre entre soldados. Um headphone 5.1, aproxima a simulação da realidade, aprimorando o desempenho em batalha. Simuladores semelhantes já foram testados pela polícia militar brasileira para melhorar sua efetividade.

Mas…COMO isso é feito!?

O grande limitante com relação à imersão sonora para um Headphone é simples: Como os falantes estão em seu ouvido, para onde quer que sua cabeça movimente-se o campo sonoro permanece, sempre, à sua esquerda, ou à direita. Isto é, independente da orientação de sua cabeça, o campo sonoro é constante.

A solução encontrada foi:

1) Com um dispositivo emissor de ultrassom a posição da cabeça do jogador pode, por triangulação, ser determinada.

2) Feito isso, um receiver ao qual o headphone é ligado, recalcula, em tempo real, o campo de som equivalente para a posição da cabeça.

Voilà!

Vale a pena checar o site da Beyerdynamic.

E para fechar:

Você sabia que o maior consumidor mundial de produtos de simulação, software e hardware, é o Departamento de Defesa do EUA?

Add Comment