Web
Analytics

7 Dicas Para Turbinar o PC Sem o Uso de Programas

No dia 13, postei um artigo com 5 dicas para turbinar o PC com o uso de programas. Como o artigo teve uma boa aceitação, resolvi divulgar algumas dicas, porém agora sem o uso de softwares, para dar uma polida melhor na máquina e deixar tudo brilhando.

Nada de dicas bestas como aumentar a RAM ou limpar os temporários. Essa é uma lista com dicas realmente úteis e o melhor, sem precisar instalar nenhum programa.

1. Arquivos DLL fora da RAM

Muitas vezes o Windows mantém alguns arquivos DLL na memória, mesmo depois que o software que os carregou foi fechado. Para evitar isso e liberar mais memória, basta uma pequena modificação no registro. Acesse o menu Iniciar, escolha Executar, tecle regedit > OK.

Acesse a seção HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\MICROSOFT\WINDOWS\CURRENTVERSION\EXPLORER. Crie uma nova entrada denominada AlwaysUnloadDLL, com valor igual a 1. Agora é só reiniciar a máquina.

2. Acerto no cache do disco

O XP calcula dinamicamente o cache de disco para computadores com pouca memória RAM. Se você tem 512Mb ou mais de memória, essa opção é inútil. Para resolver o problema, abra o menu Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e acesse Propriedades. Na janela que abre, vá à aba Avançado e clique no botão Configurações, da seção Desempenho. Acesse a aba Avançado e clique em alterar. Coloque o novo tamanho, que será igual a quantidade de memória do seu micro.

3. Windows só na memória

Essa é para micros com 512Mb de memória ou mais. Acesse o menu Iniciar, Executar e tecle Regedit. Acesse a opção HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Session Manager\Memory Management. Mude o valor de DisablePagingExecutive para 1, feche a janela e reinicie a máquina. Dessa forma, você impede que arquivos do sistema passem para o cache de disco, o que diminui sensivelmente a velocidade do PC.

4. Fim aos serviços inúteis

Se você não está numa rede corporativa, pode desativar alguns serviços que só carregam a memória e são inúteis. Abra o menu Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Gerenciar. Na janela que se abre, entre em Serviços e Aplicativos e clique em Serviços. Para desativar um serviço, é só clicar com o botão direito sobre ele e abrir a opção Propriedades. Então, na opção Tipo de Inicialização, selecione a opção Desativado. Veja alguns serviços que podem ser desativados:

Alerter: Recebimento de mensagens administrativas para rede corporativas

ClipBook: Visualização de dados do micro remotamente em uma rede corporativa

Computer Browser: Se você não está numa rede com muitos micros, desabilite.

Fax Service: Serviço de FAX

Messenger: Não é o MSN, é só um serviço de envio de mensagens pela rede, em redes locais apenas. Se você não está numa rede local, e mesmo que estiver, pode desabilitar!

Remote Registry Service: Acesso remoto ao registro do Windows, usado só em grandes redes por administradores.

Telnet: Acesso remoto. Desligo-o até por motivos de segurança.

5. Ajuda da inicialização com MSCONFIG

Essa deve ser a dica mais famosa. O MSCONFIG é um utilitário que vem com o Windows XP e permite fazer ajustes nas opções de inicialização do sistema. Com ele, você escolher quais programas o Windows vai rodar logo quando iniciar o sistema. Para acessar, abra o menu Iniciar > Executar, e digite Msconfig e clique OK. Aí é só desmarcar os programas que você não quer que inicie, na aba Inicializar. O MSConfig não está disponível no Windows 2000.


6. Finalizar tarefas sem perguntas

Geralmente quando você está desligando o micro e algum programa ainda está aberto, o Windows pergunta se você deseja mesmo encerrá-lo. Ou então, quando você tenta encerrar um serviço a força com o Gerenciador de Tarefas, o Windows pergunta se você tem certeza que deseja fazer isso. Dá para fazer com que o Windows fique quietinho e apenas faça o que você mandou. Para isso, acesse mais uma vez o registro (Iniciar > Executar > Regedit) e vá em HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Mude o valor do item AutoEndTaks para 1. Pronto, só isso!

7. Deixe o DNS trabalhar

O DNS é um serviço do provedor de acesso à Internet que traduz os nomes dos sites para endereços IP. Assim, para cada página acessada, o sistema operacional pede ao servidor DNS que traduza a URL para um endereço IP. O Windows tenta agilizar esse processo, mantendo uma base de dados com sites acessados recentemente. A Ideia aqui é aumentar essa base de dados para agilizar ainda mais.

Vá novamente ao Regedit e acesse HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Dnscache\Parameters.

Para cada item abaixo, clique com o botão direito em uma área vazia dentro da janela, selecione Novo e depois Valor DWord.

Nome Valor

CacheHashTableBucketSize 1
CacheHashTableSize 180
MaxcacheEntryTtllimit FF00
MaxSOACacheEntryTtllimit 12d

 

Dessa forma seu Windows deve ficar consideravelmente mais rápido. Mas lembre-se, o Oito Passos não é responsável por qualquer uma dessas alterações, caso algo dê errado no seu micro.

29 Comments

  1. Raquel
  2. vicente neto
  3. donovan
  4. Flaviano
  5. Clayton
  6. adriano
  7. Gi
  8. Raiiane W.

Add Comment