A aquisição de melhor custo/benefício da Google

image

Opa, perae! Isso foi no meu sonho. O anúncio real é esse aqui:

image

It’s tru-gle! Boatos confirmados e a aquisição realizada por um valor que especula-se girar em torno de US$100 milhões. Para quem adquiriu Youtube por 1,5 bilhão de dólares e DoubleClick por 3 bilhões de dólares, 100 milhões são umapechincha.

Ainda mais para uma empresa como a Feedburner.

O melhor custo/benefício

Convenhamos, US$ 100 milhões é o troco do pão para a Google. A Feedburner é talvez a melhor empresa no ramo dos gerenciadores de feeds e também a mais usada. Dominar este ramo, é abrir um caminho significante para os anúncios online.

A inserção de links patrocinados nos feeds aumentará sensívelmente os ganhos com anúncios online. Ótimo para eles, ótimo para todos.

Além do mais, há a possibilidade de direcionar muito mais os anúncios para um público específico.

Orkut com feeds. Coincidência?

Você agora pode ler seus feeds de dentro do Orkut. Experimente adicionar o Oito Passos por lá, com o link http://feeds.feedburner.com/OitoPassos. Além disso, todos poderão ver quais feeds você assina, olhar aqui, ali, etc. Aquela coisa toda voyeriana que o Orkut popularizou.

Tomando em conta o público alvo do Orkut, isso deve aumentar consideravelmente o número de pessoas que utilizam RSS para se manter informadas no Brasil.

São mais de 40 milhões de pessoas cadastradas. Dessas 40 milhões, podemos dizer que pelo menos 35 milhões não utilizam agregadores de feed. Se chutarmos que apenas 10% dessas pessoas começaram a se interessar e utilizar os serviços, temos então um aumento de 3,5 milhões de indivíduos como público novo a ser explorado por esses anúncios. Claro, esses são números totalmente hipotéticos, já que sabemos que, apesar de exisitrem mais de 40 milhões de profiles no Orkut, isso não significa necessariamente 40 milhões de pessoas diferentes e muito menos de usuários ativos no sistema.

Mas convenhamos, qual anunciante não quer ser visto por essa quantidade de pessoas?

Blogueiros apoiam

E não poderia ser diferentes. Todos esperam que a demanda por anúncios nos feeds, ao contrário do que acontecia antes com as redes FAN do feedburner, atraiam muito mais anunciantes. Com isso, a monetização se torna mais viável e os cliques recebidos também se multiplicam.

Com a força da marca Google e a publicidade gerada, tenho certeza que esse é um caminho que será seguido.

2 Comments

  1. Renato

Add Comment