São Paulo é a capital do estado de São Paulo, sendo a mais populosa cidade do Brasil e de todo Hemisfério Sul. A população recenseada em 2000 no município foi de 10.287.965 habitantes. Em 1o de julho de 2006, o IBGE estimava a população em 11.016.703. A área do município, ainda segundo o IBGE, é de 1.524 km² e a sua altitude média é de 760 metros. É considerada uma das principais cidades do Brasil, seja do ponto de vista social, cultural, econômico ou político e é considerada uma cidade global beta, exercendo significativa influência em âmbito regional, nacional e internacional. Seu atual prefeito é Gilberto Kassab.
Sua região metropolitana tem 19.677.536 habitantes (se somada a população total estimada pelo IBGE em 1º/7/2006 dos 39 municípios que compõem a Grande São Paulo), o que a torna a metrópole mais populosa do Brasil e a terceira do mundo depois de Tóquio e Cidade do México. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a frase latina “Non Ducor, Duco“, que em português significa “Não sou conduzido, conduzo”.
Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do Estado, como Campinas e Santos; outras grandes cidades próximas são aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Jundiaí, Sorocaba e São José dos Campos. O total das populações dessas áreas, somadas à da capital, o chamado Complexo Metropolitano Estendido, ultrapassam 29 milhões de habitantes, ou seja, pouco mais de 70% da população do estado inteiro.
Fonte: Wikipedia
Em outras palavras, se uma bomba cair em São Paulo, o Brasil entra em crise.