Achado Primeiro Planeta Habitável Fora do Sistema Solar!

Foi encontrado um planeta, fora do sistema solar, com condições climáticas semelhantes as da Terra, por cientistas da Organização Européia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO). Fiquem de olho, quem puder, na revista Astronomy and Astrophysics, que divulgará o estudo completo nesta Quinta-Feira.

O planeta tem 1,5 vezes o tamanho do raio da Terra, mas chega a ter uma massa total 5 vezes maior.

Segundo Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, este planeta tem temperaturas entre 0ºC e 40ºC, o que pode significar que a água esteja em estado líquido.

Apesar de ser maior que a Terra, é o menor ‘exoplaneta’ (como os astrônomos definem planetas fora do Sistema Solar) já encontrado. Lá, na constelação de Libra, girando em torno da estrela Gliese 581, o ano tem apenas 13 dias. Isso significa obviamente que o planeta completa uma rotação inteira em torno da estrela nesse período.

Para nossa sorte, com essa história de aquecimento global, se o mundo for acabar, a Gliese 581 está a apenas 20,5 anos-luz. Ufa!

Fonte: Terra

[bl]Terra, Estrela, Luz, Universo, Física, sistema solar, Genebra, luneta, telescópio[/bl] [tags]sistema solar, constelação, planeta, exoplaneta, gliese 581[/tags]

6 comentários

  1. Maxwell

    Não devemos ter tanta esperança, o planeta ficar em uma anã vermelha(estrelas velhas), ou seja, ela esta perdendo seu brilho, e quando isso acontecer totalmente, ira acontecer uma supernova. Então quando chegarmos lá, talvez ja esteja no fim.

  2. tonobohn Autor do post

    Maxwell, não sei você entendeu, mas foi tudo ironia. O planeta está a 20 anos LUZ daqui. Ou seja, mesmo que você conseguisse viajar a 300.000m/s, ou 1080000 km/h, você demoraria 20 anos para chegar até lá.

    Tá fácil?

  3. irinea vieira pacheco

    Eu não acredito na possibilidade de haver vida em outos planetas que não seja a Terra. Vejam bem! a terra é toda perfeita, se ela é toda perfeita, só um ser tão perfeito, tão maravilhoso a criaria. Portanto nós devemos preservá-la e não destrui-la.

  4. tonobohn Autor do post

    Irinea,

    Isso pq você está pensando em outros “humanos” habitando outro planeta.
    Veja bem, mesmo aqui na Terra, temos diferentes tipos de vegetação, clima, etc. São mundos distintos se for for para Antartida ou para o Saara. Mesmo assim, os animais se adaptam ao meio que vivem. Portanto, nada impede uma espécie totalmente diferente de existir em outro planeta.

    Você também deve estar pensando em vida inteligente. Lembre-se que por “ser vivo” entende-se até mesmo organismos unicelulares ….

    Além de outras correntes filosóficos que podem dizer por exemplo, que a vida não necessita necessariamente de ser de carne e osso. Espíritos… pq não?

    Enfim, a motivação desse artigo foi somente divulgar a descoberta do planeta, e não afirmar que existe vida extra-terrestre.

    Abraço!

  5. higor andre luiz matos

    esse papo de encontrar un planeta fora do sistema solar com comdiçoes climaticas semelhantes da terra falo pessoal unbijao a todas as mulheres gostosas

  6. alecio alves

    bem, talvez até já exista vida nesse planeta, mas uma coisa é certa, para que nós conseguíssemos chegar a esse planeta,levaríamos anos e anos, e se nós não cuidarmos do nosso planeta, talvez nem existiremos mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.