O tema “alergia a corantes de alimentos: sintomas” vêm sendo muito discutido na área de saúde, afinal, ele tem afetado a população de diversas maneiras. As reações alérgicas, inclusive, estão servindo de motivação para mudanças no cardápio alimentar.

☰ CONTEÚDO
Os perigosos corantes alimentícios
Os corantes alimentícios estão presentes nas fórmulas dos alimentos industriais, como bolachas, refrigerantes, laticínios, sucos, molhos, salgadinhos, doces e até mesmo pacotes de tempero. Algumas pessoas apresentam sensibilidade a essas substâncias, por isso acabam desenvolvendo reações alérgicas.
Para evitar as reações alérgicas aos corantes de alimentos e até mesmo morte por intoxicação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que todos os itens alimentares com o corante sintético tartrazina precisam ter um aviso no rótulo.
Os corantes, como é o caso da tartrazina, são utilizados na fabricação de alimentos industrializados com o objetivo de conferir cores. Os aditivos naturais não causam tantas alergias, mas os sintéticos são extremamente perigosos para a saúde.

Os pigmentos sintéticos dos alimentos causam reações adversas, que podem ser classificadas como tóxicas e não tóxicas. Entre os corantes alimentícios que mais causam alergias, vale destacar os azocorantes (tartrazina e ponceau) e os não azocorantes (eritrozina e indigotina)
Alergia a corantes de alimentos: sintomas
A alergia alimentar nada mais é do que a resposta do sistema imunológico a uma substância nociva que entra no organismo. Os aditivos alimentares são grandes causadores de reações alérgicas, como é o caso dos corantes, conservantes e espessantes.
Os sintomas de alergia se manifestam cerca de duas horas após ingerir o alimento prejudicial. As reações também podem se manifestar horas depois do consumo, mas são raros os casos em que isso acontece.
Confira a seguir os principais sintomas de alergia à corante alimentício:

– Dor abdominal
– Falta de ar
– Crises de vômito
– Diarreia
– Irritação na boca
– Náusea
– Corrimento nasal
– Bolhas na pele
– Inchaço
– Coceira
– Cólicas estomacais
– Irritação nos lábios, língua ou garganta
– Manchas avermelhadas pelo corpo
Como prevenir alergias aos corantes de alimentos?
• Para que a criança não sofra com alergias alimentares, é importante amamentá-la por pelo menos seis meses.
• Exclua de vez do cardápio os alimentos industrializados.
• Monte um cardápio balanceado e rico em alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes.
• Quando a alergia se manifestar pela primeira vez, faça um exame para descobrir qual substância causou a reação. Desta forma, fica mais fácil evitar o consumo de alimentos prejudiciais.
Depois de obter mais informações sobre o assunto “alergia a corantes de alimentos: sintomas”, procure tomar mais cuidado com a alimentação.