Alergia a corantes de alimentos: sintomas

O tema “alergia a corantes de alimentos: sintomas” vêm sendo muito discutido na área de saúde, afinal, ele tem afetado a população de diversas maneiras. As reações alérgicas, inclusive, estão servindo de motivação para mudanças no cardápio alimentar.

Alergia a corantes de alimentos: sintomas. (Foto: Divulgação)

Alergia a corantes de alimentos: sintomas. (Foto: Divulgação)

Os perigosos corantes alimentícios

Os corantes alimentícios estão presentes nas fórmulas dos alimentos industriais, como bolachas, refrigerantes, laticínios, sucos, molhos, salgadinhos, doces e até mesmo pacotes de tempero. Algumas pessoas apresentam sensibilidade a essas substâncias, por isso acabam desenvolvendo reações alérgicas.

Para evitar as reações alérgicas aos corantes de alimentos e até mesmo morte por intoxicação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que todos os itens alimentares com o corante sintético tartrazina precisam ter um aviso no rótulo.

Os corantes, como é o caso da tartrazina, são utilizados na fabricação de alimentos industrializados com o objetivo de conferir cores. Os aditivos naturais não causam tantas alergias, mas os sintéticos são extremamente perigosos para a saúde.

Os alimentos industrializados possuem corantes alimentícios. (Foto: Divulgação)

Os alimentos industrializados possuem corantes alimentícios. (Foto: Divulgação)

Os pigmentos sintéticos dos alimentos causam reações adversas, que podem ser classificadas como tóxicas e não tóxicas. Entre os corantes alimentícios que mais causam alergias, vale destacar os azocorantes (tartrazina e ponceau) e os não azocorantes (eritrozina e indigotina)

Alergia a corantes de alimentos: sintomas

A alergia alimentar nada mais é do que a resposta do sistema imunológico a uma substância nociva que entra no organismo. Os aditivos alimentares são grandes causadores de reações alérgicas, como é o caso dos corantes, conservantes e espessantes.

Os sintomas de alergia se manifestam cerca de duas horas após ingerir o alimento prejudicial. As reações também podem se manifestar horas depois do consumo, mas são raros os casos em que isso acontece.

Confira a seguir os principais sintomas de alergia à corante alimentício:

A falta de ar é uma reação alérgica. (Foto: Divulgação)

A falta de ar é uma reação alérgica. (Foto: Divulgação)

– Dor abdominal

– Falta de ar

– Crises de vômito

– Diarreia

– Irritação na boca

– Náusea

– Corrimento nasal

– Bolhas na pele

– Inchaço

– Coceira

– Cólicas estomacais

– Irritação nos lábios, língua ou garganta

– Manchas avermelhadas pelo corpo

Como prevenir alergias aos corantes de alimentos?

• Para que a criança não sofra com alergias alimentares, é importante amamentá-la por pelo menos seis meses.

• Exclua de vez do cardápio os alimentos industrializados.

• Monte um cardápio balanceado e rico em alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes.

• Quando a alergia se manifestar pela primeira vez, faça um exame para descobrir qual substância causou a reação. Desta forma, fica mais fácil evitar o consumo de alimentos prejudiciais.

Depois de obter mais informações sobre o assunto “alergia a corantes de alimentos: sintomas”, procure tomar mais cuidado com a alimentação.