Web
Analytics

Alimentos que aceleram a cicatrização

Através dos alimentos é possível acelerar o processo de cicatrização e ter uma recuperação mais saudável.

Através dos alimentos é possível acelerar o processo de cicatrização e ter uma recuperação mais saudável.

Quem busca saúde e bem estar sabe aonde encontrar, nada melhor do que apostar nos alimentos saudáveis. A todo momento, vitaminas e nutrientes são os principais responsáveis para garantir a manutenção de uma vida mais saudável, além desse outro grande benefício é auxiliar na cicatrização de cirurgias e diversos outros tipos de ferimentos. Saiba quais os alimentos podem ajudar na cicatrização e como devem ser consumidos.

☰ CONTEÚDO

Alimentos que auxiliam no processo de cicatrização

Após uma cirurgia, todo organismo necessita de uma atenção redobrada. É preciso consumir uma grande parte de proteínas e calorias a fim de que a cicatrização tenha uma melhora significativa. Para auxiliar o processo de cicatrização, os alimentos que possuem grande fonte de vitamina C são os mais recomendados pelos médicos. Algumas frutas são ricas neste tipo de nutriente.

Frutas

Frutas cítricas.

Frutas cítricas.

As frutas são muito versáteis, podendo ser consumidas no café da manhã, durante as refeições ou como parte dos pequenos lanches. As cítricas são ricas em betacaroteno (antioxidante) e vitamina C, que participa da síntese de colágeno da pele e melhora a resistência dos vasos sanguíneos. As frutas cítricas são morango, laranja, goiaba, acerola, caju, limão, Kiwi e abacaxi.

Frutas vermelhas.

Frutas vermelhas.

Já as frutas vermelhas contêm flavonoides, que protegem as paredes dos vasos sanguíneos e combatem o processo inflamatório. Amoras, framboesas, morango, mirtilo, cereja, uva escura, cranberry são frutas vermelhas.

Vegetais

Vegetais.

Vegetais.

Os alimentos consumidos na hora do almoço e jantar também surtem grandes efeitos neste processo. Brócolis, repolho e couve além de ricos em antioxidantes, contêm compostos enxofrados bioativos, que auxiliam na desintoxicação do fígado o que é bom para quem recebeu anestesia ou está tomando remédios contra inflamações e infecções.

Ômega 3

O ômega 3 é encontrado em abundância na linhaça.

O ômega 3 é encontrado em abundância na linhaça.

Encontrado principalmente na linhaça, ele é um tipo de gordura que o organismo não consegue fabricar e que, por essa razão, precisa ser ingerido diariamente. Farinha de linhaça e semente de chia são ricos em ômega 3 que estimula a resposta imunológica do corpo e ajuda a melhorar inflamações.

A ciência e a culinária provaram que a alimentação pode, sim, ajudar a curar feridas. Basta saber o quê e quanto comer para ver o resultado. A dica vale tanto para machucados leves como para a recuperação pós-operatória. Aproveite nossas dicas e tenha uma cicatrização rápida e saudável.