Web
Analytics

Análise do Yahoo! Mash, a Rede Social do Yahoo!

Ahn? hein? Yahoo! com rede social?

Pois é caros amigos, para os desinformados, o Yahoo! deve em breve trazer sua rede social Mash para o Brasil. A rede ainda está em beta fechado e somente em inglês, por enquanto.

Vamos lá:

  • Para entrar, você usa o seu ID do Yahoo!. Em outras palavras, se você já possui conta no Flickr, Delicious ou qualquer outro serviço do Y!, você não precisa se cadastrar novamente. Facilita muito.
  • Na tela inicial, você pode ver as últimas atualizações de seus contatos, assim como o Orkut recentemente incorporou e assim como já existe há muito tempo no Facebook.
  • Seu profile. É aí que a coisa começa a ficar bacana.

Quando entrei no Mash, a primeira impressão que tive não foi das melhores. Não tinha me entusiasmado muito a princípio, principalmente por causa do layout, mas resolvi usar um pouquinho e ver se não mudava de opinião.

Amigos podem editar o seu profile:

É isso mesmo. Você é corintiano e tem algum amigo palmeirense? Fique a vontade para fazer uma “brincadeirinha saudável” com seu amigo.

Você pode editar o perfil de todos aqueles que te derem esse acesso.

E não é só isso. Você pode até mesmo criar profiles para seus amigos. Foi o que aconteceu comigo. O pessoal do Yahoo! gentilmente criou o profile e depois me convidou para participar da rede.

Obviamente você consegue limitar esse acesso só para contatos, só para amigos, ou só para família.

Mash_editarperfil

Se pudéssemos fazer esse filtro individualmente, selecionando quais de nossos contatos tem acesso à edição, seria maravilhoso. Alguns dos amigos que encaixo na categoria Best Friends, eu não teria coragem de deixar aberto à edição. Dessa forma, tenho que adaptar minha seleção de acordo com a limitação da ferramenta.

Mesmo assim, achei isso deveras interessante. Desconheço esse tipo de ação em qualquer outra rede social.

Módulos:

Se você tiver um pouquinho de bom gosto e bom senso, sua página no Mash pode ficar bem interessante.

Mash- Gabriel Tonobohn

Os módulos seguem a tendência do “arrasta-solta”, que permite personalizar bem a página.

Há integração com muitos serviços. Você pode usar o módulo do Flickr, adicionando o RSS da sua conta. Dessa forma suas fotos aparecem no módulo.

O Last.FM é outro que possui um módulo onde aparecem seus artistas favoritos.

Você também pode adicionar o RSS do seu blog, vídeos do seu usuário do Youtube, links do Del.ici.ous, montar uma nuvem de tags, etc.

A imagem de fundo também fica a seu critério. É só colocar o url da onde a imagem está hospedada. Uma sugestão seria poder selecionar imagens que estão no HD.

Bordas, cor dos módulos, cor do texto, também ficam a gosto do cliente. Pode ser até transparente (não recomendo).

Isso pode ser um grande trunfo e ao mesmo tempo um desastre!

O MySpace já possui essa opção de personalizar seu profile da maneira como preferir. E é exatamente esse o motivo que me mantém afastado daquela rede.

Ok, eu posso não ser o melhor designer e o mais criativo do mundo, mas imagine o que miguxos e miguxas podem fazer com esse “poder” em mãos? Não! Melhor não imaginar não …

Existe uma grande galeria de módulos, mas poderiam haver mais.

E as comunidades?

Ok. Eu perdi um bom tempo brincando de personalizar a minha página, deixando-a dentro dos conformes. A ideia de poder editar o perfil dos seus amigos também me agrada.

No entanto, senti muita falta das comunidades. As comunidades são ponto de encontro para pessoas interessadas em algum assunto em comum.

Sem elas não consigo imaginar órfãos do Orkut migrando para o Mash.

Mash_betaO Mash é uma excelente rede social, mas a concorrência ainda é beeemm forte.

Lembrando que o Mash ainda está em fase Beta.

 

Leia mais: Descubra o Yahoo! Mash, a nova rede social do Yahoo!

3 Comments

  1. Thiago Mocci

Add Comment