Aprenda a criticar uma empresa na internet sem se dar mal

A internet é um meio de diversão, trabalho e até de exposição de opiniões. As empresas criaram serviços de monitoramento de criticas e sugestões que usuários fazem por meio da rede mundial de computadores. Porém, algumas pessoas ainda não sabem ao certo como usar a seu favor a visibilidade da internet e o poder que ela tem sobre a imagem das empresas. Confira a seguir algumas dicas de como fazer criticas sobre serviços e produtos de modo correto pela web.

Acesse o sites de reclamação e se expresse com cuidado (Foto: Divulgação)

Acesse o sites de reclamação e se expresse com cuidado (Foto: Divulgação)

Registre a reclamação online

A grande maioria das empresas possuem canais de comunicação online para que os clientes possam falar em tempo real com um atendente, registrar uma reclamação ou até mandar uma sugestão. O primeiro passo é procurar um contato no site da companhia, onde a pessoa possa ter acesso a esse canal de comunicação formal. Toda a conversa com a companhia por meio desse tipo de atendimento deve ser salva para servir de prova se necessário.

Criticas as empresas pelo Facebook

Cansados de tentar contato com as centrais de atendimento, cheios de protocolos que não valem nada diante do problema sem solução, alguns clientes reclamam das empresas no Facebook. Quando você procura a página da companhia e enche de comentários, com o número de protocolo que já foi registrado por telefone, essa reclamação ganha força e credibilidade, sendo resolvida com maior rapidez.

Mas, se o usuário escreve ofensas a funcionários ou denigre a imagem da companhia sem conseguir provar que foi lesado e essa empresa se sente prejudicada, o jogo vira. A corporação pode processar essa pessoa por difamação. Por isso é necessário manter a calma e escrever a reclamação com educação, sem perder o respeito pelas pessoas que trabalham na empresa e não tem culpa diretamente.

Acesse o site do BBB par ter mais informações (foto: divulgação)

Acesse o site do BBB par ter mais informações (foto: divulgação)

Sites especializados em reclamações

Alguns sites foram criados para que os consumidores possam expressar sua frustação e indignação com algum produto ou serviço prestado de modo ruim. Um deles é o Reclame Aqui, que entra em contato com a companhia em busca de uma resposta sobre a queixa. Esse tipo de portal eletrônico é constantemente monitorado para mostrar a qualidade de resposta das companhias quando surgem problemas com clientes.

Aprenda a criticar uma empresa na internet sem se dar mal
Avalie esse artigo: