Bafafá do dia – Criador da Wikipédia diz que site não é confiável!

Vamos lá. Você cria um site e alguns anos depois, o ministro da educação britânica diz que seu site é uma fonte importantíssima de informação e um ótimo instrumento educativo para estudantes. O que você faz?

 

a) Agradece e dá um pirulito pra ele

b) Conta pra todos seus amigos que o Alan Johnson (o tal ministro) é teu amigo de infância e adora seu trabalho

c) Começa a dançar um forró com a vassoura mais próxima

d) Critica o cara e diz que ele não sabe de nada e seu site não é confiável não.

 

Pois é, o Larry Sanger, um dos criadores da Wikipédia, escolheu a opção D.

“Temo que Johnson não sabe ainda dos problemas que a Wikipédia possui, começando pela dificuldade da sua gestão, dos conteúdos muitas vezes não confiáveis e o envolvimento em uma série de escândalos”, afirmou Sanger.

E não se contentou só com isso:

“A Wikipédia ainda é muito útil e foi um fenômeno interessante, mas chegamos à conclusão de que não é uma fonte totalmente confiável”, acrescentou.

Mas o que você faz se seu site tem milhões de visitas diárias, mais de 6 milhões de verbetes, é um dos mais famosos do mundo e uma referência na Web 2.0?

Mais uma vez Larry fez uma ótima escolha: abandonou o projeto.

Preocupado com a pouca confiabilidade das informações na Wikipédia, Sanger largou tudo, deixou até sua escova de dente no banheiro, e lançou uma nova enciclopédia online, no endereço www.citizendium.org.

Ou tem sujeira por trás disso, ou o meu amigo Larry tá com parafuso solto.

Fonte: Folha Online

5 comentários

  1. Lu

    Na verdade, a única coisa espantosa é que um ministro da educação diga que a wikipedia é confiável. Para lazer, é ótima. Para tirar dúvidas, perfeita. Mas para educação de estudantes, muitos ainda sem o necessário discernimento entre boatos e fatos, aí ela é realmente um perigo.

  2. Anacleto Junior

    Eu considero a wikipédia uma ótima fonte de informação, mas o que temo é realmente a credibilidade das informações. Tanto que algumas estão tão desatualizadas que não valem nada.

    Mas esse Larry ae.. tá com um parafuso solto mesmo. Ou resolveu melhorar o mundo com uma nova enciclopédia free hehehehe

  3. Renato

    pois é, acho q foi por isso q na TM alguns professores tiraram ptos de quem usei a “Wiki” como fonte de referência… eu pesquisa muito coisa lá, mas sei filtrar…

  4. Renato

    * de quem usou / * eu pesquiso
    digitei errado, me desculpem…

  5. Alexandre Fugita

    Tonobohn,

    Eu confio na wikipédia. Mas não uso como única fonte de pesquisa pra qualquer coisa. Sempre olho outros lugares. Acho que deve existir informação falha na wikipédia, mas todo lugar tem. O legal é que a sabedoria das multidões corrige os erros.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.