Beber e fumar somente nos fins de semana prejudica a saúde

Se você está no grupo dos que mantém uma dieta sob controle a semana toda, mas nos finais de semana permite-se consumir de bebidas alcoólicas, fique atento, pois esse tipo de postura pode ser prejudicial se alguns exageros são cometidos. Ingerir esse tipo de substância demais, mesmo que apenas uma vez por semana, ainda traz prejuízos ao organismo. Uma organização do governo inglês, Health of the Nation, fez uma pesquisa que revelou que 90% dos adultos acham que se embriagar no sábado não tem impacto algum sobre a saúde.

Beber e fumar de finais de semana faz muito mal à saúde (Foto: Divulgação)

Beber e fumar de finais de semana faz muito mal à saúde (Foto: Divulgação)

Bons hábitos não neutralizam impactos de bebidas e cigarros de finais de semana

Muitas pessoas ainda fumam somente aos finais de semana e acham que praticar exercícios diariamente, comer alimentos saudáveis, e ter uma vida boa e saudável o resto dos dias da semana ajuda a não ter impactos na saúde. Mas, de acordo com o site Female First, que repercutiu a informação fornecida pela médica Mary Selby, da faculdade de medicina Royal College of General Practitioners, onde ela afirmava que ainda existe riscos de desenvolver doenças mesmo só tendo maus hábitos de finais de semana.

Isso porque o corpo necessita lidar com as substâncias químicas que são jogadas sobre ele, sem que ele esteja acostumado, mesmo que somente algumas vezes na semana. “A ideia de que bons hábitos durante a semana dão créditos à saúde é errada porque interrompe o ciclo de saúde a longo prazo”, explicou a médica ao defender sua teoria.

Fumar aos finais d semana faz muito mal à saúde (Foto: Divulgação)

Fumar aos finais d semana faz muito mal à saúde (Foto: Divulgação)

Psicologia humana acha que ingestão de substâncias ruins de vez em quando não faz mal

A médica explicou em sua entrevista a publicação norte-americana os motivos que fazem as pessoas acharem que estão seguras ingerindo bebidas alcoólicas e fumando somente de final de semana. Ela disse que faz parte da psicologia humana acreditar que merece um “prêmio” depois de ter feito algo de bom ou se comportado direito. “Por isso muitos vão à academia de ginástica na segunda para erradicar a culpa pelos excessos do fim de semana”, explicou. E disse ainda que as pessoas tem mania de achar que consumir coisas que sabem que faz mal à saúde só de vez em quando não faz mal, mas nem sempre é assim, como acontece com cigarros e bebidas com teor alcóolico.

Beber e fumar somente nos fins de semana prejudica a saúde
Avalie esse artigo: