Bilhete Único 2012 SP – Reajuste

As pessoas que andam de metrô na maior cidade da América Latina e a maior cidade do Brasil vai ter uma triste mudança a partir de janeiro do próximo ano. O Bilhete Único – via de acesso para circular pelos metrôs da cidade – vai sofrer um reajuste significativo, o que vai pesar ainda mais no orçamento dos trabalhadores que precisam demais dos metrôs para chegarem ao local de trabalho e assim tirar o sustento.

O reajuste vai ser colocado em prática a partir do dia 15 de janeiro de 2012, passando a custa R$ 4,95. Agora dá para imaginar este aumento para uma pessoa que tem que pegar dois metrôs para chegar ao trabalho e mais dois para voltar para casa? Sem dúvidas, esta notícia não foi bem recebida por quem sabe o que é trabalhar muito para ter como pagar contas no final do mês.

Conforme a Fundação Getúlio Vargas, uma das maiores estudiosas da economia brasileira, o aumento do Bilhete Único foi feito com base no IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), ficando determinado o aumento de 12,27% sobre o antigo valor. Antes, o custo do Bilhete Único era de R$ 4,50.

Apesar deste aumento, as pessoas que usam o Bilhete Único para se deslocarem possuem a vantagem de transitar através dele em barcas, vans, trem e ônibus. Para os paulistas, assim como em outros estados como o Rio de Janeiro, vai ficar um pouco mais caro aproveitar deste benefício.