Web
Analytics

Bilhete Único Estudante de São Paulo – Como Solicitar?

O Bilhete Único é o chamado sistema de bilhetaria eletrônica que unifica toda a bilhetaria do sistema de transporte público, incluindo ônibus, metrô e trem. Tem a finalidade de gerar benefícios aos seus usuários, como por exemplo, tarifas integradas em que são oferecidos descontos ou isenções de tarifas ao utilizá-lo em sequência, ou melhor, em um intervalo de tempo específico. O Bilhete Único de São Paulo foi criado pela empresa SPTrans, desta forma, se você deseja solicitar a aquisição de um cartão é preciso dirigir-se a um dos pontos da empresa e fazer o pedido de um Bilhete Púnico Comum. No entanto, se você é estudante de ensino fundamental, de ensino médio ou de ensino superior, saiba que você pode desfrutar de maiores vantagens através do Bilhete Único Estudante.

Com este cartão é possível desfrutar de quatro viagens durante duas horas, ou seja, você pode utilizá-lo em um intervalo de duas horas em quatro estações ou meio de transporte distintos sem que seja cobrada uma nova tarifa. Além disso, a tarifa cobra dos estudantes é menor, corresponde a aproximadamente 50% do valor original, o que garante maior economia e acesso aos transportes públicos, o que incentiva os alunos a estudarem. Para obter o Bilhete Único Estudante é preciso estar matriculado em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) ou escolas estaduais/municipais e morar a uma distância superior a 1km da unidade de ensino, somente estando enquadrado nestas exigências o estudante poderá obter um Bilhete Único Estudante.

Assim, para solicitar o seu Bilhete Único Estudante é preciso que você envie os seus dados cadastrais para a SPTrans no ato da matrícula. Em seguida, é preciso entrar em contato através da Central de Atendimento (telefone 156) para certificar de que os dados enviados foram aprovados. Quando houver a confirmação, asse o site da SPTrans http://www.sptrans.com.br/bilhete_unico/estudante.aspx e confira todas as informações necessárias. Após isso vá a sua escola, solicite o envio de suas informações para a SPTrans, e após isso basta se dirigir a uma unidade de atendimento da SPTrans e efetue o pagamento do bilhete, e em cerca de 20 dias ele será enviado para a sua instituição de ensino onde você poderá retira-lo.