No artigo anterior, declarei abertamente minha preferência pelo Firefox como navegador. Também declaro abertamente para quem quiser saber, que prefiro Pink Floyd a Exaltassamba, Fanta laranja a Fanta Uva, bolacha de maizena a Club Social, e por aí vai.
Acontece que fui criticado por ser parcial, e decidi refletir sobre o assunto, portanto, acho que esse artigo talvez possa causar uma certa polêmica, ou não (como diz uma outra pessoa que declaro abertamente que não gosto).
A idéia dos blogs não é ser apenas uma fonte de notícias. Esse trabalho a gente deixa para a mídia tradicional. Os blogs são exatamente para expressar opiniões, debater, escutar, palpitar …
Vejam bem, uma mídia com grande poder de massificação como a Globo, tem mesmo que ser imparcial. A grandeza do alcance é absurda, e qualquer palavra mal dita pode causar má interpretação e repercurtir por aí. Acontece que o objetivo desse tipo de jornalismo é apenas informar sobre os fatos ocorridos.
Já os blogs foram feitos para, além de divulgar, opinar sobre o assunto e mostrar pontos de vista. Isso não quer dizer que alguém seja obrigado a acreditar e tomar para si as idéias expostas. Aliás, espera-se que seja ao contrário.
No meu caso, não construí o OitoPassos para ser imparcial. Essas são as minhas idéias. Claro, não posso sair por aí afirmando qualquer coisa, sem base e sem lógica.
Se sou de esquerda, se sou de direita, se sou fã do Google ou se chamei o Bill Gates de careca, não interessa. Interessa é que, se você gostar do jeito que escrevo e quiser ver a opinião de um jovem pensante mesmo que essa idéia seja diferente da sua, continue acessando o site.
O que não pode é mentir, acusar e apontar o dedo pro nerd na mesa do lado tentando xavecar uma menina.
No dia em que eu for parcial, mas falar uma besteira muito grande, os comentários estarão sempre abertos para você criticar! E no dia em que eu for imparcial para tudo, muita gente para de acessar o site 🙂
Não posso deixar de comentar neste post né? Afinal de contas você gastou uns minutos escrevendo por causa dos meu comentários ehehhehe.
Como já expliquei no outro post, me expressei muito mal sobre a “imparcialidade”. Eu queria apenas dizer que faltou conhecimento sobre um dado analisado e que mudou um pouco o resultado final.
Concordo 100% com este post, sem tirar nem colocar nem uma linha. Os blogs são feitos para isso mesmo, para o autor expor suas idéias e ser parcial.
Parabéns pelo blog novamente³².
Boa semana. [ ]s
Legal Matt!
Não quis fazer guerrinha nem briguinha não. Prefiro comentários assim que me dêem idéias para artigos mesmo rss
Desculpa também se pareci mal-educado, não era a inteção. E obrigado pelos elogios.
Abraço.
Fala velhinho,
Concordo contigo. Blogs podem ser parciais. É na verdade um “valor agregado” do blog. Muitas vezes as pessoas procuram nas notícias um pouco de sentimento, de opinião pessoal, e elas encontram isso nos blogs.
Não estou falando que expressar meramente uma opinião vazia como “não gosto e tá acabado” é válida. Acredito piamente que é muito mais válida uma opinião com conteúdo, embasamento, justificativas que o velho “não comi e não gostei”.
Sou um assinante novo de teus feeds, além de um blogueiro novo explorando novas possibilidades (Tecnocracia, agora o Seriguela).
Abraço
Manoel,
É isso aí, devemos expressar a opinião desde que ela tenha embasamento.
O Tecnocracia eu já conhecia. Vou começar a acompanhar o Seriguela também agora 🙂
Legal saber que mais gente está acompanhando o site.
E eu ainda tinha falado sobre os blogs breaking news no meu post keke!!
“Quer ficar informado?! Faça a assinatura de um jornal… quer discutir, debater, ser cidadão ativo e dar suas opniões, e além disso quer que os outros vejam e avaliem?! Crie um blog”
Concordo, vc sabe que sempre debati muita coisa com vc (ás vezes apenas para te deixar puto). Mas dessa forma a valorização daquilo que se apresenta (neste caso artigos em blog) torna-se muito mais relevante do que pré conceitos ou simplesmente informações mastigadas, prontas para serem diregidas sem análises mais profunda sobre nda.
Apenas tome cuidade na exposição de algumas coisas, você as vezes é radical (eu acho), talvez seja por sua formação sindical, hauhauahuahuahua, participação em greves de montadoras e motins na TM :-).
Cuidado senão a gente passa a Tereza! huahuahu
Imparcialidade é lenda. Jornalistas e juristas são os maiores mitos desse conto da carochinha. Tanto faz se é um blogueiro comentando sobre um navegador, um grande jornal divulgando um escândalo político ou um juiz absolvendo um ladrão de galinha: toda ação é reflexo do que o sujeito é.
Acho que a Globo como exemplo de imparcialidade não foi a melhor opção.
Eles passam a imagem de imparciais mas dá pra perceber claramente a posição deles sobre cada tema.
Se todo blogueiro fosse imparcial, acho que não haveria muito sentido nisso, já que os grandes sites geralmente são assim.
Eu entendo que ser parcial é diferente de ser intectualmente desonsto, ser parcial é dar sua contribuição pessoal sobre a interpretação de um fato, oferecer uma visão sobre algo que vá ajudar alguém a pensar de forma diferente ou entender melhor sobre aquilo que você está falando. Seja positivamente ou negativamente, daí vai de quem escreve.