Bolsa Família – Inscrições 2013

O Governo Federal tem investido em muitos programas, o principal o Programa Bolsa Família, o qual tem como principal objetivo auxiliar as famílias de baixa renda a manter seus filhos, já que muitas não ganham um salario digno para seu sustento. E este foi um dos projetos do Plano Brasil Sem Miséria que tem como alvo de ação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, o que na verdade retrata famílias em estado de extrema pobreza sem condições dignas de sobrevivência. E ao lançar este programa o governo focou em três eixos que são: transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares.

Cada eixo atua diretamente nas famílias, pois a transferência de renda ajuda na minimização da pobreza, a condicionalidade obriga que os membros daquela família, principalmente crianças e mulheres tenha acesso aos serviços de educação, saúde e também assistência social, e o terceiro eixo se relaciona com a busca da melhoria daquela família. Este programa não tem um valor fixo para todas as famílias, muito pelo contrário, o valor pago é relacionado diretamente com as características de cada família, sendo os itens que são levados em conta são os seguintes: a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.

E para que você passe a ter direito a este programa se faz necessário que tenha o Cadastro Único que é um cadastramento feito para conhecer todas as informações das famílias de baixa renda presentes naquele município, e a partir perceber a necessidade de cada uma, lembrando que para fazer este cadastro é necessário que tenha renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos, assim se encaixando nestes itens então poderá se considerar família de baixa renda para efetuar seu cadastramento.

O calendário do Programa Bolsa Família para o ano de 2013 ainda não foi divulgado, no entanto você já pode estar procurando o órgão responsável no seu município pelo cadastramento e efetuar o seu, já que em seguida o seu cadastro irá para o processo de seleção as famílias aptas a receber o benefício é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e assim aguardar o resultado, para somente a partir daí começar a receber o benefício.

Para obter mais informações acesse o site: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia

Bolsa Família – Inscrições 2013
Avalie esse artigo: