Cardápio saudável para crianças até 6 anos

Alimentação equilibrada para crianças

Alimentação equilibrada para crianças

No Brasil, um dos problemas que vem crescendo, principalmente entre as crianças com até seis anos de idade é a obesidade. A obesidade infantil já é uma realidade há algum tempo. Fatores como a má alimentação e falta de atividade física contribuem para uma sociedade de crianças obesas e com hábitos alimentares nada saudáveis. Segundo os pediatras, até os seis anos é importante que a criança ingira um pouco de tudo de forma separada, para que ela consiga por si só formar seu próprio paladar degustativo, criando opinião daquilo que ela gosta e do que não gosta.

Cardápio infantil alimentos

Cardápio infantil alimentos

Quais alimentos consumir

Existe um grupo de cinco alimentos que você deve consumir todos os dias. Uma dieta equilibrada faz ingestão de fontes de proteínas, sais minerais, ferro, e sim, o carboidrato também!

  • Iogurte: devido sua fermentação, é gerado milhões de probióticos, auxiliando assim na defesa do seu organismo agindo no seu sistema imunológico. Ingira uma xícara por dia.
  • Tomate: coisas a saber sobre essa fruta: devido a sua coloração avermelhada, a mesma age como antioxidante. O resultado disso tudo é a diminuição do risco de câncer de próstata, estomago, pulmão e bexiga. O certo é consumir 22 mg, presente em oito tomates ou um copo de suco de tomate.
  • Cenoura: alimentos alaranjados são ricos em carotenoides, o que ajuda na prevenção de vários tipos de câncer, auxiliando principalmente aqueles que sofrem com artrite, asma e reumatoide. Consuma ½ xícara por dia.
  • Feijão preto: o feijão preto contém antocianina, substancia que fora comprovada que age de forma positiva no cérebro. Consuma ½ xícara por dia.
  • Aveia: trata-se de um alimento rico em fibras solúveis e que diminuem os riscos de doenças do coração. Consuma ½ xícara ao dia.
Alimentos infantis para crianças

Alimentos infantis para crianças

 

Como fazer os alimentos

É unanime entre os especialistas que consumir o alimento cru conserva muito mais suas propriedades ativas. Contudo, você também tem a opção de fazê-los cozidos no vapor, que faz com que o mesmo mantenha o máximo possível, não sendo diluído em água. A aveia, por exemplo, você pode substituir por granola ou cereais integrais, misturando com a quantidade de iogurte recomendada ao longo do dia. A cenoura você pode substituir por batata doce, pimentão amarelo, manga ou abóbora, assim você tem um cardápio para cada dia da semana.

Se você não gostar de tomates, você pode comer melancia, mamão, caqui japonês, uvas rosadas e goiaba. Sucos dessas frutas concentrado também é uma ótima opção para beber durante o dia.

Alimentação infantil cardápio diário

Alimentação infantil cardápio diário

Cardápio saudável para crianças até 6 anos
Avalie esse artigo: