Um dos problemas que prejudica muitos brasileiros é a clonagem de cartões de credito e debito. As pessoas que caírem nesse golpe pode sobre muita dor de cabeça, como compras indevidas com o seu cartão e ate mesmo saques não autorizados.
As fraudes com esses tipos de cartões, infelizmente, são bem comuns, principalmente quando envolvem pequenos valores. Ter o cartão clonado compromete toda a segurança da sua conta bancaria e podem causar prejuízos financeiros monstruosos. Os bandidos fraudadores procuram obter o maximo de informações possíveis sobre a sua vitima, tudo para facilitar a compra de bens e serviços através do cartão clonado.
Direitos de quem teve o cartão clonado
Quem teve compras efetuadas através de cartões de creditos e de débitos clonados não é obrigado a pagar essa conta. Veja a seguir quais são os direitos do consumidor:
– A sua operadora de cartão é responsável por todo o problema, já que a clonagem é uma falha nos serviços da operadora do cartão.
– Ela também tem todo o dever e obrigação de estornar para a sua conta bancaria todo o dinheiro que te foi roubado, ressarcir o prejuízo financeiro do cliente.
– Avise a sua operadora assim que perceber movimentações não autorizadas e exija o numero de protocolo do atendimento.
– Você também tem todo o direito de pedir para que a operadora do seu cartão investigar a origem das compras fraudadas. Em todos os casos as operadoras tem como descobrir, facilmente, onde e em que horário o pagamento com cartão clonado foi clonado.
– Outra dica muito importante é que o consumidor faça um boletim de ocorrência para se segurar juridicamente.
– Se a empresa não cumprir com todas essas facilidades junto ao consumidor, é de direito dele entrar com um processo jurídico para receber o que lhe cabe, procure o PROCON para ter maiores informações sobre o procedimento.
– Quando você paga a fatura que não fez, o consumidor terá o direito de recebê-la em dobro.
Como evitar clonagem de cartão?
Veja as dicas para não ter o seu cartão de credito e debito fraudado:
– Não assine o verso do seu cartão de credito e debito.
– Proteja o seu código de segurança.
– Confie somente nos caixas eletrônicos de dentro dos bancos, os que são expostos em locais públicos tem mais facilidade para serem alterados.