Como Acabar Com a Compulsão Alimentar?

Várias pessoas no mundo sofrem do mal da compulsão alimentar, que é um transtorno alimentar em que a pessoa consome grande quantidade de comida para saciar um apetite incontrolável, mesmo não sentindo necessidade de e alimentar, a quantidade de comida ingerida é tão grande que causa muita das vezes mal estar.

Geralmente quem sofre deste transtorno não possui regras em sua alimentação e tudo é consumido em exageros, uma fatia de bolo não é suficiente para saciar a sua compulsividade, acabando comendo o bolo inteiro, parece cômico mais é trágico, pois atrás deste transtorno existe muita angústia, tristeza e arrependimento.

Existem casos mais críticos em que a pessoa acorda várias vezes a noite para se alimentar, comendo vários tipos de alimentos em uma só vez. Muitos desses compulsivos sofrem de problemas de obesidade mórbida que e o nível mais alto para quem está acima do peso.

São vários os fatores que levam a compulsão alimentar, eles podem ser psicológicos ou orgânicos. No psicológico geralmente a pessoa não está feliz com algo em sua vida e encontra sua válvula de escape exagerando na quantidade consumida de alimentos. Quando se trata de fatores orgânicos, podemos dizer que o cérebro deixa de emitir sinais que esta satisfeito com a alimentação, desta maneira a pessoa não tem controle da sensação de estar saciado após a sua refeição.

Para acabar com a compulsão alimentar é preciso muita força de vontade e auxilio de profissionais ligados a área da saúde. É necessário fazer uma dieta balanceada de preferência sem carboidratos e muita atividade física. Para os casos críticos é recomendável o acompanhamento médico, pois geralmente existe a necessidade do uso de medicações para controlar a ansiedade e depressão, as vezes é preciso passar em consultas periódicas com psicólogos e psiquiatras dependendo da gravidade do caso.

Se você sofre ou conhece alguém que tenha compulsão alimentar, procure imediatamente um médico, pois existe tratamento para cura deste mal.

Avalie esse artigo: