Web
Analytics

Como Ajudar o Filho a Aprender a Ler?

Seus filhos aprenderem a ler é uma tarefa que não precisa ser entregue somente à escola. Os pais também podem colaborar, e muito, com o dever de ensinar seus filhos a lerem o mais rápido possível e também a compreenderem o que estão lendo, ganhando assim uma capacidade maior de entender o mundo a  sua volta e a formarem a sua opinião sobre diversos assuntos.

Ter uma opinião, bem embasada, sobre vários assuntos não é algo que compete apenas aos adultos. Quando uma criança passa a ter intimidade o quanto antes com os livros, ela também pode e de forma muito inteligente, saber falar sobre política, economia, história, ciências, artes, educação e muitos outros temas do dia-a-dia.

Mas, para isso, é necessário que seu filho saiba o básico que é saber unir as letras e as vogais que juntas formam uma palavra e que por sua vez juntas, também formam uma frase que trará em si um significado. É como se fosse pegar um tijolo para construir um grande prédio, a tarefa de colaborar com o aprendizado do seu filho.

Vamos dar dicas de como você conseguir o quanto antes implementar a leitura no cotidiano dos seus filhos. Caso você as sigam, tenha certeza de que logo verá seu filho e sua filha estarão lendo e bem um livro, uma revista, um out door e tudo o mais que conte com as letras para serem entendidos.

A primeira dica para ajudar seu filho a aprender a ler é sentar com eles, ao menos um tempo separado por dia, para apresentá-los todas as letras do alfabeto. Use toda a sua criatividade para isso. Brinque dizendo que o “a” é uma letra que só tem uma perna, que o “b” é barrigudo, que o “e” parece um lacinho, que o “o” é sorridente e por ai vai.

É importante mesmo que você mostre cada letrinha, com seu som, através de muita brincadeira porque assim fica melhor para seu filho ou filha decorarem o alfabeto. Outra dica é que esta atividade pode ser feita com crianças de todas as idades, basta que elas sejam incentivadas a isso.

Mostre como é o som e pronúncia da ligação de cada letra com cada vogal e sempre apresenta uma palavra do dia-a-dia do seu filho para que ele compreenda como a palavra foi formada. Neste ritmo, tenha certeza de que quando o seu filho entrar para a escola, ele já vai estar a um passo a frente para aprender a ler. Tenha esta disciplina de ensinar seu filho a ler. Isso vai ser bom para a relação pai e filho e para o futuro dos seus pequenos.