Web
Analytics

Como aprender marketing digital? – Um compilado com as melhores dicas!

Como aprender marketing digital? Como podemos aprimorar nossos conhecimentos sobre essa técnica que tem deixado tantas pessoas ricas? O marketing digital é o conjunto de todas as atividades que constituem uma estratégia de promoção de uma marca nos canais online.

aprender marketing digital

Trabalhar com marketing digital, portanto, é tudo menos algo único: é um conjunto de disciplinas, interligadas e interdependentes entre si, que proporcionam conhecimentos e competências diferentes e multiformes.

Nesse conteúdo você vai aprender mais sobre essas técnicas, além de encontrar um tutorial interessante de como aprender marketing digital. Leia conosco!

O que significa trabalhar com marketing digital?

Hoje, especialmente PMEs e pequenas empresas publicam anúncios que procuram um especialista em marketing digital que sabe um pouco de tudo: um gerente de mídia social, especialista em SEO, ou alguém capaz de gerenciar campanhas publicitárias.

Obviamente, existem figuras deste tipo, consultores 360 graus que sabem construir uma estratégia digital totalmente abrangente, com uma preparação completa e horizontal em todo o mundo do Marketing Digital.

No mínimo, o especialista em marketing digital deve ser capaz de entender que tipo de canal (mídia social, e-mail, SEO, publicidade, etc.) é melhor usar para criar e desenvolver uma estratégia de comunicação ou campanha publicitária.

Em geral, para as operações é sempre melhor estruturar uma equipe que possa administrar profissionalmente as peculiaridades de cada atividade, talvez as delegando externamente.

A demanda por esses números é alta. De acordo com uma pesquisa recente do LinkedIn em 2021, a pandemia não diminuiu a busca por números no campo digital, pelo contrário, aumentou significativamente: + 63% das pesquisas por empregos em marketing digital por empresas em todo o mundo, com mais de 381.000 anúncios postados na plataforma.

Destas ofertas, até 17.000 são caracterizadas pelo fato de serem dirigidas a trabalhadores remotos.

Quanto aos setores de maior pesquisa para figuras digitais, as primeiras posições são varejo/e-commerce, setor educacional, mundo de software & TI, jurídico e design. Mas, e como aprender marketing digital? Continue lendo!

Quais são os requisitos para trabalhar em marketing online?

Conforme mencionado no parágrafo anterior, para alguns ramos do digital, especialmente para os mais especializados e técnicos, é bom ter certificações oficiais, não tanto para a exibição de “pedaços de papel”, mas precisamente para a formação e competência que permitem você para desenvolver, como ter em seu currículo bons livros de marketing.

Para algumas posições de topo, muitas vezes são exigidas qualificações de nível superior, específicas para o assunto, como “Mestrado em Marketing” ou similar, enquanto para quem começa no status de “Júnior” uma boa mentalidade e um coaching correto podem fazer a diferença.

Como começar a trabalhar com marketing digital?

E então, como aprender marketing digital para começar a trabalhar nesse ramo? O primeiro fator discriminatório a ser enfrentado é: você está procurando um emprego em marketing digital como funcionário ou quer tentar a carreira de freelancer imediatamente?

No primeiro caso, procure uma posição júnior em uma agência de comunicação integrada, marketing digital ou especializada em uma disciplina – agências de SEO, agências de gestão social etc. – pode ser o melhor passo a tomar.

Começando pela humildade, realizando as tarefas mais simples e repetitivas, como chamadas de telefone ou sessões de registro de dados, você adquire as primeiras habilidades, aprende um método e depois – com curiosidade e comprometimento – faz uma carreira, se especializando em uma área específica.

Você consegue trabalhar em marketing digital sem se formar?

Por ser composto por atividades muito específicas e muitas vezes técnicas, mas também empíricas e mensuráveis, o marketing digital é uma daquelas áreas em que a prática vale mais do que a teoria.

É por isso que, mesmo na ausência do diploma, mas com competência e paixão, bons resultados podem ser alcançados e apreciados por clientes e colegas.

É fundamental experimentar, sobretudo, através de projetos pessoais, para continuar a adquirir competências no terreno, experimentar novas ferramentas e plataformas, colocar novas estratégias em jogo.

Muitos dos mais conhecidos especialistas em SEO do Brasil, por exemplo, começaram assim, como muitos YouTubers e influenciadores estabelecidos ou desenvolvedores que são muito bem pagos hoje: eles começaram de seu “quarto”.

Quais são as profissões digitais mais procuradas?

Mas quais são os empregos mais procurados em marketing digital no momento? Vamos ver eles, assim você pode se guiar em uma boa linha de aprendizado, respondendo a sua pergunta sobre como aprender marketing digital. Leia:

Gerente de mídia social

Ou seja, a pessoa que gerencia os canais sociais de uma organização: Linkedin, Instagram, Facebook, Twitter etc.

Também aqui deve ser feita uma análise aprofundada, porque existem diferentes verticalidades no domínio da Gestão das Redes Sociais: quem define a estratégia e escolhe os canais, quem cria os conteúdos como texto e como suportes multimídia, quem gere as campanhas, etc.

Especialista em SEO

Certamente uma das figuras mais fortes do momento: com motores de pesquisa cada vez mais apurados e utilizadores cada vez mais atentos e exigentes nas suas pesquisas online, ter um especialista em SEO, um especialista que sabe otimizar a estrutura e o conteúdo do seu site da melhor forma possível, aumentando assim o tráfego da Web, é essencial.

Escritor de conteúdo

Saber escrever conteúdo fluido, profundo e gramaticalmente perfeito não é para todos: o redator de conteúdo de hoje deve ser versátil, saber se adaptar aos tópicos mais díspares e também ter uma boa base de SEO para otimizá-los com base em palavras-chave, ou comumente chamadas em inglês “keywords”.

Por que trabalhar em marketing digital?

Trabalhar em marketing digital é sempre interessante porque você nunca para de aprender.

Por ser um sujeito dinâmico e multicanal, é realmente impossível poder afirmar ter “chegado” ao final da linha. A tecnologia evolui rapidamente e as habilidades devem estar sempre atualizadas.

Novas ferramentas, novas tendências, novas estratégias e canais: a cada dia, acompanhando a evolução do mundo ao nosso redor, dos hábitos de consumo e das decisões de compra, os profissionais de marketing digital devem se adaptar, transformar e aprender novos truques.

Além disso, é também uma área em que a autonomia de decisão é alta, você pode organizar seu trabalho da melhor maneira possível e, se você pode gerenciar o estresse e criar um bom equilíbrio entre casa e trabalho, o trabalho inteligente pode assumir seu verdadeiro significado.

Esperamos ter ajudado você na sua escolha, agora é buscar os melhores meios para aprender por conta própria. Até a próxima!