Como começar a cortar os gastos da casa?

Conta de água, eletricidade, telefone, além de despesas com alimentação, vestimentas, transporte, entre outras, fazem com que você tenha a sensação de que seu salário é muito menor do que você precisa para sobreviver, pois o dinheiro recebido por tantos dias de trabalho evapora ao se deparar com todos esses compromissos financeiros e necessários para ter acesso a itens básicos. Porém, é possível cortar gastos em casa para fazer com que a verba mensal renda.

Aprenda a cortar gastos em casa (Foto: Divulgação)

Aprenda a cortar gastos em casa (Foto: Divulgação)

Planejamento é necessário para economizar em casa

A falta de planejamento financeiro faz com que as pessoas acabem gastando mais dinheiro que o necessário com tarefas caseiras. Por isso, adéque os seus gastos ao quanto recebe. Calcule o quanto é preciso investir itens básicos, como alimentação, e depois, distribua o dinheiro de modo planejamento para a quitação de contas. Anote em uma caderneta todos os gastos que terá, para facilitar o seu controle. Quem tem intimidade com computadores pode fazer uma planilha com o dinheiro que recebe, os gastos e o valor que sobra para que possa ser poupado, por exemplo.

Cuide bem do seu dinheiro (Foto: divulgação)

Cuide bem do seu dinheiro (Foto: divulgação)

Passo a passo para cortar gastos em casa

1. Aprenda o que é orçamento pessoal?

Isso é um plano para ajudar a determinar e controlar os gastos, verificando onde eles podem ser cortados. O objetivo final é que sobre dinheiro para ser poupado.

2. Como fazer um orçamento?
Durante alguns meses anote todos os gastos. Faça o registro assim que puder, logo depois de pagar a despesa, usando como base os comprovantes. Separe os gastos por tópicos e veja quanto dá os gastou no final do mês. Assim, saberá para onde está indo o dinheiro e poderá repensar os gastos. Lembrando que economizar não quer dizer necessariamente que deve se privar totalmente de algo. Em vez de ir uma vez por semana ao cabeleireiro, por exemplo, você pode ir a cada dez dias.

3. Como garantir que sobre dinheiro para fazer uma poupança?


A conta mais importante do orçamento deve ser o dinheiro que será investido. Quem espera que o valor sobre está totalmente errado, pois dificilmente você vai ter essa tal sobra. O planejamento é essencial para poupar, porque ajuda a fazer uma análise mais real de como o dinheiro está sendo utilizado. Determine uma meta e pague!

4. Existe possibilidade de fazer uma previsão de gastos para as despesas que não são fixas?

Idas ao cinema, saídas com amigos para baladas, entre outros gastos são enquadrados nas despesas variáveis, porque não fazem parte daquele valor investido mensalmente para pagar contas da casa e podem sofrer alterações de acordo com o seu comportamento. Para evitar ultrapassar todos os limites com esses gastos é preciso estabelecer um valor máximo em reais para gastar com isso, assim você consegue controlar seus gastos.

5. Atitudes essenciais para economizar em casa

Para não sair por aí gastando mais do que se deve com as despesas de casa é necessário ficar atento aos detalhes. Economize na conta de luz arrumando a fiação, não deixando lâmpadas acesas e eletrônicos ligados sem estar em uso. Não deixe também torneiras abertas e goteiras em encanamento, pois geram mais gastos. Na alimentação, tente fazer quantidades exatas para consumo e compras adequadas a estrutura da família, para não ter que jogar fora comida vencida que ficou muito tempo as espera do consumo.

Como começar a cortar os gastos da casa?
Avalie esse artigo: