Como conseguir o número NIT?

O Número de Identificação do Trabalhador, o famoso NIT, trata-se nada mais, nada menos do que uma numeração que promove a identificação do trabalhador como sendo um contribuinte individual. Ele pode ser usado para a retirada de uma série de contribuições, efetuadas pelo trabalhador autônomo, aposentado ou deficientes, através da Guia de Previdência Social. Mas como conseguir o número do NIT?

Como conseguir o número NIT

Como conseguir o número NIT

Para aqueles trabalhadores que não são autônomos, ou seja, em outras palavras, aqueles que são contratados pelas empresas,  a retirada dos benefícios pode ser feita com a apresentação somente do número do PIS.

Para aquelas pessoas que ainda não se encontram devidamente contratadas, diversas delas não tem noção de como conseguir o número do NIT.

A fim de ajudar essas pessoas que ainda estão por fora de como conseguir o número do NIT, iremos explicar com cuidado tudo o que precisa ser feito para obter essa numeração e assim acessa os benefícios.

Será que eu já possuo o número NIT?

O número NIT é composto por um conjunto de 11 números. Caso você já tenha sido cadastrado no PIS/PASEP, então é bastante provável que você já possua o NIT.

Para as pessoas que ainda não possuem essa identificação, há muitas formas pelas quais ela pode ser obtida.

Quais são os dados e/ou documentos que a Previdência Social vai requerir?

Os dados necessários exigidos pela Previdência social para a obtenção do número do NIS são:

  • A numeração do RG;
  • A numeração do CPF;
  • A numeração da Carteira de Trabalho.

É crucial que você tenha todas essas informações em mãos durante o preenchimento do respectivo formulário, pois o número do NIT é gerado no mesmo momento, instantaneamente.

É possível ter como conseguir o número do NIT pela Internet?

A resposta para essa pergunta é sim, é plenamente possível ter como conseguir o número do NIT pela Internet. O cidadão pode efetuar todo o processo sem que seja preciso se deslocar de sua residência. Para isso, tudo o que ele precisa é possuir acesso à Internet.

Observe atentamente o passo a passo que forneceremos abaixo:

  1. Dirija-se ao site oficial do Ministério da Previdência Social.
  2. Selecione a opção “Guia da Previdência Social”.
  3. Preencha por completo todo o formulário de inscrição para a obtenção do número NIT.

Dá para conseguir a numeração do NIT através do telefone?

Sim, dá para se conseguir a numeração do NIT através do telefone. Para as pessoas que não possuem acesso à Internet, ou para quem simplesmente acha mais fácil e deseja obter o NIT pelo telefone, é necessário:

  1. Faça uma ligação para o Portal do INSS (o número é 135);
  2. Quando for atendido, fale que você quer saber o número do seu NIT;
  3. Diga qual é o seu RG, CPF e o respectivo número da Carteira de Trabalho, a fim de que você possa obter o número do NIT.

Há como conseguir o número do NIT pessoalmente?

Há como conseguir o número do NIT pessoalmente sim. Para alcançar esse objetivo, vá pessoalmente a uma das muitas agências de Previdência Social. Leve junto de si toda a sua documentação necessária, para fins de obtenção do número do NIT na agência em questão. Carregue consigo um comprovante de residência devidamente atualizado.

Existe uma maneira de saber previamente a quantia que tenho a receber?

Depois de aprender como conseguir o número do NIT, você poderá ter acesso a uma série de informações relacionadas a Previdência Social e outras. A numeração do NIT é um dado solicitado para que os contribuintes possam efetuar o saque dos seus benefícios. Pela Internet ou pessoalmente, basta estar munido do NIT e dos documentos para acessar o que você tem direito.

Como conseguir o número NIT?
Avalie esse artigo: