Web
Analytics

Como consultar meu IPVA?

Saber como consultar o IPVA é de fundamental importância para ter controle sobre ele. Entendemos que todo início de ano pode ser difícil para muitas pessoas que às vezes nem sabem quanto vão pagar de IPVA. 

É por isso que saber consultá-lo vai ajudar você a se planejar para pagar esse e outros impostos sem prejuízos financeiros para seu bolso. Fique conosco e aprenda como consultar seu IPVA e ter total controle sobre ele.

consultar ipva

O que é IPVA?

O IPVA, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto obrigatório cobrado sobre todos os veículos automotores que circulam pelas cidades brasileiras. O IPVA é calculado com base no valor do veículo. A quitação do pagamento é um dos requisitos essenciais para o licenciamento ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) esse que também é de pagamento obrigatório.

Ao contrário dos outros impostos, o IPVA não é de responsabilidade dos órgãos de trânsito. Isso porque ele é um imposto estadual para veículos terrestres, pertencente ao Sistema Tributário do país. Deste modo, o valor arrecadado é distribuído entre o governo estadual, os municípios e os setores de educação.

Como é feito o cálculo do IPVA?

  • Veículos movidos a gasolina e os biocombustíveis: 4%;
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás: 3%;
  • Picapes cabine dupla: 4%;
  • Picapes cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%;
  • Caminhões: 1,5%.

Com a porcentagem correspondente ao seu tipo de veículo em mãos, basta multiplicar pelo valor venal disponível na Tabela Fipe. Confira um exemplo abaixo:

  • Valor venal do veículo: R$ 20.050,00
  • Alíquota: 4%
  • Cálculo: 20.050 x 0,04 = R$ 802,00 é o valor exato do IPVA

Vale lembrar que os descontos e as formas de pagamento variam de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, há 3% de desconto se o valor for pago à vista em janeiro. No entanto, em alguns estados, é possível obter até 10% de desconto, caso o proprietário realize o pagamento integral no primeiro mês do ano. 

Como consultar o valor do IPVA?

Antes de pagar o IPVA, é importante que você realize uma consulta do mesmo. Realizar essa consulta é muito importante para poder se programar e não deixar passar a data do vencimento. É importante lembrar que a data de pagamento desse imposto é entre os meses de janeiro a março e caso não haja o pagamento nesses meses, você ficará sujeito a juros impostos pelo próprio governo.

Existem duas maneiras de consultar o seu IPVA uma delas é pelo site do próprio Detran, a consulta por lá leva mais tempo já que o site não é intuitivo e há muitas informações na tela.

A outra maneira e mais rápida é pelo site do DOK Despachante, ele por ser um despachante online, consegue levar a melhor experiência para o usuário sendo completamente intuitivo e fácil de usar. 

Através do DOK Despachante é possível parcelar todos os seus débitos em até 12 vezes e em até 6 cartões diferentes, isso nos possibilita a atingir todos que precisam da comodidade de um despachante online e facilidade das formas de pagamento.

Sabemos que muitas vezes as contas apertam e não temos como pagar certas dívidas, se você fez o planejamento e chegou na hora de pagar IPVA e licenciamento e teve todo o montante, parabenizamos, pois é o que queremos de nossos clientes.

Mas essa não é a realidade de muitos, pois carros dão gastos altos, além deles existem outras diversas contas que comumente as pessoas têm, para esta pessoa queremos dizer que nem tudo está perdido, que existem maneiras de você conseguir se livrar das dívidas de maneira saudável financeiramente. Saiba mais no site do DOK Despachante.

Importante! O IPVA atrasado não gera multas de trânsito e o veículo não pode ser apreendido.

Como pagar IPVA atrasado?

É normal que alguns proprietários atrasem o IPVA, seja por situação financeira ou até mesmo esquecimento. Atrasos impedem que seja feito o licenciamento do carro, o que aumenta a chance de o veículo ser apreendido pelo Detran ou algum outro órgão de trânsito.

Para evitar que isso aconteça, também é possível fazer a consulta de IPVA atrasado no site do DOK Despachante através da placa ou Renavam do seu veículo.

Ao deixar o IPVA atrasado, o proprietário não pagará mais o valor inicial, e sim somado aos juros. Cada estado determina a sua taxa, por isso também é importante pesquisar sobre o valor do seu. Não deixe de fazer a consulta do IPVA para ficar por dentro e passar longe de qualquer problema futuro.

As opções de parcelamento são bem vindas, principalmente quando o valor da dívida já está alta. Conheça mais sobre os serviços do DOK Despachante, no site.