Como curar torcicolo em casa

Como curar torcicolo em casa? – Esta é uma dúvida comum entre as pessoas que sofrem com contínuas dores no pescoço. Elas buscam uma solução caseira para o problema, ou seja, não querem passar necessariamente por um tratamento médico.

Como curar torcicolo em casa. (Foto: Divulgação)

Como curar torcicolo em casa. (Foto: Divulgação)

O que é torcicolo?

O torcicolo nada mais é do que uma contratura muscular, em outras palavras seria uma espécie de “mau jeito” na região do pescoço. Ele pode se manifestar em diferentes momentos, como durante o sono, ao acordar ou quando praticamos algum tipo de atividade física.

O torcicolo é responsável por causar dor intensa na região cervical e em toda musculatura dorsal. O problema também surge acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça, tremor, ombro mais alto de um lado do corpo, inchaço nos músculos do pescoço e rigidez.

Os sintomas do torcicolo se manifestam em adultos e crianças. Existem soluções caseiras que podem aliviá-los, mas nem sempre os resultados são constatados. Se a dor persistir mesmo com o tratamento realizado em casa, é recomendado procurar a ajuda de um médico.

O torcicolo causa dor e desconforto. (Foto: Divulgação)

O torcicolo causa dor e desconforto. (Foto: Divulgação)

Saiba como curar torcicolo em casa

Confira a seguir algumas dicas de como curar torcicolo em casa:

Aplique gelo

A primeira recomendação para aliviar torcicolo é aplicar gelo na região dolorida. Repita a aplicação de 20 em 20 minutos. Esta dica é ótima para diminuir a dor e curar a inflamação.

Banho quente

Um banho quente e agradável pode ter o mesmo efeito da compressa, desde que a pessoa faça uma leve massagem na região afetada pelo torcicolo. A água com temperatura elevada estimula a circulação e relaxa a musculatura.

Aplique compressa quente

Se o gelo não adiantar, então vale a pena apostar na compressa quente. Ela é ótima para estimular a circulação sanguínea na região lesionada. Esta é uma das mais poderosas dicas para combater torcicolo.

A compressa pode ser uma solução. (Foto: Divulgação)

A compressa pode ser uma solução. (Foto: Divulgação)

Remédio caseiro para torcicolo

Um bom tratamento caseiro para torcicolo é à base de folhas de louro e óleo de amêndoas. Para preparar a solução, basta amassar as folhas e misturá-las ao óleo. Aplique a mistura na região dolorida e deixe agir por 20 minutos.

Exercícios

Quando o torcicolo se manifesta, qualquer tipo de movimento com o corpo pode desencadear alguma dor, mas é muito importante exercitar a musculatura.

Veja uma série de exercícios contra torcicolo que costuma funcionar:

• Erga o queixo e desça até o peito. Repita o movimento 5 vezes.

• Estique o pescoço para frente, coloque a mão atrás da cabeça e puxe, até sentir um ligeiro desconforto.

• Gire a cabeça para esquerda o máximo que conseguir. Repita o mesmo giro para o lado direito.

 Agora que você já sabe como curar torcicolo em casa, coloque as dicas em prática.