Como detectar problemas no computador

Independente de você ser um usuário novo ou experiente, a verdade é que, se porventura o seu PC apresentar algum problema, nem sempre é fácil de fazer o diagnóstico.

Como detectar problemas no computador

Mas, se você está nesse impasse, o que será que pode ser feito para resolver esse problema? Será necessário contatar uma empresa de TI em BH para lhe dar um suporte técnico?

A verdade é que há algumas formas para detectar problemas em seu computador, como através de algumas ferramentas.

Inclusive, diversas delas são capazes de lhe ajudar a averiguar a saúde do seu computador, além de fazer o diagnóstico de possíveis problemas.

Como detectar problemas no computador?

Hoje em dia, graças a internet, é possível contar com uma série de facilidades, como é o caso das ferramentas que ajudam a fazer o diagnóstico de problemas em seu computador.

Dentre todas elas, podemos citar as seguintes:

1. HWMonitor

Um dos grandes problemas para o mau funcionamento dos computadores é o superaquecimento. Mas sabia que é bem fácil de resolver esse problema?

Para poder fazer o diagnóstico desse problema, o que pode ser feito é usar o HWMonitor, um programa que monitora o hardware.

Ou seja, permite avaliar de forma constante a temperatura do processador, disco rígido, placa de vídeo e outros.

2. CrystalDiskInfo

Se porventura o seu disco rígido começar a falhar, infelizmente você pode perder alguns arquivos de grande importância.

Então, para poder averiguar a saúde do seu disco rígido, a dica é fazer uso do CrystalDiskInfo, que é um programa que visa oferecer informações bem detalhadas sobre o seu disco rígido, bem como:

  • Temperatura;
  • Taxa de erro;
  • Saúde;
  • Tempo de uso etc.

3. Diagnóstico de Memória do Windows

A verdade é que a memória RAM é um tipo de hardware que pode apresentar uma série de problemas, causando alguns perrengues.

Então, para poder averiguar a memória RAM do seu computador, a melhor coisa a se fazer é usar o “Diagnóstico de Memória do Windows”.

Na verdade, trata-se de um utilitário nativo do próprio Windows, o qual executa testes na memória RAM, o que vai lhe ajudar a detectar a necessidade de substituir algum pente de memória.

4. Verificador de Arquivos do Sistema

Diversos comportamentos inesperados e falhas do Windows podem ocorrer devido aos arquivos do sistema corrompidos. Nesse caso, no Prompt de Comando:

  • sfc /scannow

Ao fazer isso, você vai abrir o Verificador de Arquivos do Sistema, que é uma ferramenta também nativa do Windows, capaz de detectar e reparar arquivos corrompidos.

5. Check Disk

Check Disk é um tipo de ferramenta de diagnóstico, a qual é capaz de detectar e corrigir alguns erros que acontecem no disco rígido.

Para poder usar, você precisa abrir o prompt de comando como administrador. Feito isso, é só digitar o seguinte comando:

  • chkdsk c: /f /r

Fazendo isso, irá chegar e corrigir todos os possíveis erros na unidade C, mas você também pode fazer uso do programa Chkdsk-Gui, que tem uma interface bem parecida.

6. Speccy

Trata-se de um programa que é capaz de oferecer informações mais detalhadas sobre o hardware do computador.

Por mais que não seja uma ferramenta de diagnóstico, pode ser bem útil para confirmar as especificações de hardware do seu computador.

7. inSSIDer

Outra ótima ferramenta que ajuda a fazer o diagnóstico de problemas em sua rede wi-fi, fazendo com que a qualidade do seu sinal melhore.

Às vezes, o problema não está na instalação de servidores e, se for o caso, o inSSIDer pode oferecer uma ótima ajuda.

Por meio dele, é possível identificar qual é o melhor canal para a sua rede wi-fi, por exemplo, pontos sem cobertura ou o local mais adequado para colocar o seu roteador.

8. PixelHealer

Essa é uma ferramenta que ajuda detectar e reparar os pixels que estão presos na tela de computadores e notebooks.

Em suma, o que ele faz é piscar várias cores por segundo na sua tela, a fim de poder estimular a saída pixel.

Essa é uma excelente técnica para poder remover o pixel que está preso, ao menos na grande maioria dos casos.

9. MalwareBytes

Essa é uma das melhores ferramentas para poder analisar e remover todos os possíveis malwares do seu computador.

Inclusive, só pela versão gratuita, é possível fazer uma verificação no seu PC para saber se ele está livre de malwares e limpar o computador.