Como Entender o Mercado 2.0?

mercado 2.0Nos últimos eventos que participei, ouvi executivos de diversas empresas palestrarem sobre as maravilhas do mercado 2.0.

Mas em todos percebi um erro comum: tentar entender esse mercado apenas com números e gráficos. Querer saber como investir, quando e onde, tendo como base apenas estes gráficos, é um erro muito grande.

O internauta hoje não está mais atrás apenas de informação, ele está atrás de uma experiência. Quem acessa o Orkut não quer saber das últimas notícias, mas quer poder experimentar trocar recados, fotos, conversar e conhecer pessoas.

Portanto, não há outro meio de entender esse mercado a não ser tendo essa mesma experiência. Pergunte à um executivo quais blogs ele acessa diariamente, quais listas de discussões ele participa, quais fóruns ele acompanha e em quais redes sociais além do Orkut ele conhece. A chance é boa de você não ouvir resposta nenhuma.

Pior que isso, é capaz de que os mesmos palestrantes que outrora dissertaram sobre as maravilhas da web 2.0, bloqueiem esses mesmos sites nas suas empresas.

Dica para gerentes e diretores

Usar o Blog Search é pouco. Tenham uma lista, mesmo que pequena, de blogs para acessar diariamente. Vejam como se forma a comunidade em torno do blog, como os leitores acompanham e se comportam. Percebam a linguagem empregada, sigam os links, comentem, mas não pare por aí!

Wikis são muito úteis para muita gente, tente um dia colaborar com uma. Acesse fóruns e ajude outros usuários. Entre em listas de discussões e acompanhe os debates interessantes que se desenvolvem.

Se possível, monte seu próprio blog. Conheça o BlogBlogs, o Technorati, Rec6. Crie profile em outras redes sociais. Suje a mão e só então poderão dizer que realmente entendem o mercado 2.0.

Prometo que assim, aos poucos, vocês estarão um passo a frente de outras empresas que preferem continuar no comodismo e entenderão como, onde e quando investir no novo mercado.

9 Comments

  1. tonobohn
  2. tonobohn
  3. Andre

Add Comment