Como Entender o Mercado 2.0?

mercado 2.0Nos últimos eventos que participei, ouvi executivos de diversas empresas palestrarem sobre as maravilhas do mercado 2.0.

Mas em todos percebi um erro comum: tentar entender esse mercado apenas com números e gráficos. Querer saber como investir, quando e onde, tendo como base apenas estes gráficos, é um erro muito grande.

O internauta hoje não está mais atrás apenas de informação, ele está atrás de uma experiência. Quem acessa o Orkut não quer saber das últimas notícias, mas quer poder experimentar trocar recados, fotos, conversar e conhecer pessoas.

Portanto, não há outro meio de entender esse mercado a não ser tendo essa mesma experiência. Pergunte à um executivo quais blogs ele acessa diariamente, quais listas de discussões ele participa, quais fóruns ele acompanha e em quais redes sociais além do Orkut ele conhece. A chance é boa de você não ouvir resposta nenhuma.

Pior que isso, é capaz de que os mesmos palestrantes que outrora dissertaram sobre as maravilhas da web 2.0, bloqueiem esses mesmos sites nas suas empresas.

Dica para gerentes e diretores

Usar o Blog Search é pouco. Tenham uma lista, mesmo que pequena, de blogs para acessar diariamente. Vejam como se forma a comunidade em torno do blog, como os leitores acompanham e se comportam. Percebam a linguagem empregada, sigam os links, comentem, mas não pare por aí!

Wikis são muito úteis para muita gente, tente um dia colaborar com uma. Acesse fóruns e ajude outros usuários. Entre em listas de discussões e acompanhe os debates interessantes que se desenvolvem.

Se possível, monte seu próprio blog. Conheça o BlogBlogs, o Technorati, Rec6. Crie profile em outras redes sociais. Suje a mão e só então poderão dizer que realmente entendem o mercado 2.0.

Prometo que assim, aos poucos, vocês estarão um passo a frente de outras empresas que preferem continuar no comodismo e entenderão como, onde e quando investir no novo mercado.

9 comentários

  1. Marco Gomes

    Notei umas alfinetadas nuns executivos que “encontramos” nos ultimos dias hein!

    [sarcasmo] O problema é que eles não vão ler seu post, pois vc nao citou o nome da empresa… Devia ter citado pra eles acharem com o blog search =D [/sarcasmo]

  2. tonobohn Autor do post

    Marco, não foi uma alfinetada, foi uma dica.
    Para que eu ganhe dinheiro com blogs, eles precisam entender logo esse mercado e investir. Para eles entenderem, precisam sujar a mão.

    Está na hora de parar de falar das maravilhas da nova web e investir mesmo nela.

    E tenho esperança de que ao menos um leia meu post e fale para outros 🙂

    Abraço

  3. Navarro

    Tonobohn, parabéns pelo excelente tema levantado neste artigo. O debate sobre a web 2.0 e suas nuances é excelente. Mas agora pensemos sob a ótica de um empreendedor e de uma empresa. A aula básica de economia em todo o mundo é: há que se gerar valor para o acionista. Em outras palavras, dinheiro no bolso do dono ou nada feito.

    Assim, levanto uma questão importante. Supondo que eles comecem a frequentar fóruns, orkut, redes sociais, blogs etc. Qual o modelo de negócios existente de nosso lado para que eles possam incorporar características lucrativas em seus negócios? O que temos a oferecer e como isso pode ser transformado em dinheiro? Dá um belo artigo.

    Novamente, parabéns! Forte abraço.

  4. tonobohn Autor do post

    Boa idéia Navarro. Esse é um artigo que precisa de mais pesquisa. Aliás, um tema desse poderia virar até mesmo tema de teses.

    Abraço

  5. Navarro

    Sem dúvida Tonobohn, acho que é importante que nós trabalhemos nesta frente, criando hipóteses, situações possíveis de sucesso, modelos de negócio a fim de despertar nesta turma o raciocínio financeiro apropriado que permita que iniciativas como o Oito Passos, Dinheirama, Boombust, Papo de Homem (e muitos outros) sejam plenamente aproveitados dentro do novo cenário que se desenha. Manda bala, cria a série de artigos, convide outros blogueiros para participar, vamos discutir modelos e possibilidades. Só assim estaremos prontos e maduros para surfar a onda.

    Abração. Tenha um ótimo final de semana.

  6. Alexandre Souza

    Ótimo texto tonobohn, pena que grande parte de empreendedores no Brasil ainda não saibam nem utilizar a mercado 1.0

  7. Gustavo Periard

    Belo tema Tonobohn!!

    Concordo com você e mais ainda com o Conrado. Precisamos gerar valor para que possam nos “enxergar” como nova forma de investimentos…

    Dê o pontapé inicial na discussão e convoque os amigos pra essa discussão começar a esquentar!! hehe

    um abração e até!

  8. Hugo Dias

    Boa visão. Bem ampla mesmo. Na verdade, sou contrário a palestras em geral (boa parte são besteiras com capas de intelectualidade ou de objetividade).

    Essa é uma discussão que vale a pena entrar.

  9. Andre

    Otimo assunto.
    Gostaria de ler mais sobre a tecnologia no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *