Como Evitar um Colesterol Muito Alto?

Já diz o ditado que com saúde não se brica. Somente com saúde se pode trabalhar, lutar, correr atrás dos sonhos e ser feliz. Sem saúde, todos os esforços para se vencer na vida passam a ser em vão. É por isso que cuidar da saúde é algo tão fundamental. Dentre tantos problemas de saúde que afetam a humanidade, se você possui colesterol – algo muito comum em tempos atuais – alto não é necessário senti-se tão diferente de outras pessoas. Esse tipo de problema atinge milhares de brasileiros e é um mal que deve ser combatido.

O colesterol alto dá-se a altas taxas do colesterol LDL e pode ter conseqüências perigosas. A melhor maneira de combater esse mal é mudando sua alimentação, ou seja, retirando de sua dieta alimentos gordurosos.  Para isso inclua em seu cardápio o consumo de fibras, por que ela é essencial no combate ao colesterol alto.

Sendo assim evite alimentos gordurosos e procure retirar toda a gordura da carne que consome, ou pelo menos a maioria dela. Evite carne vermelha, carne suína, carneiro, frios e embutidos, dentre outros. Também é recomendável que se evite ingerir leite integral e requeijão integral, além de tortas, bolos, biscoitos amanteigados e afins.

Priorize frutas e vegetais em abundancia, coma a vontade. Prefira peixes e aves como carne, deixando de lado a carne vermelha. Prefira derivados do leite que sejam desnatados, inclusive o próprio leite. Se você fuma e tem colesterol alto saiba que é aconselhado que se pare de fumar e que também se faça uma atividade física por no mínimo 40 minutos por dia. Lembrando que a melhor maneira de tratar o colesterol alto é indo a um médico especialista.