Web
Analytics

Como fazer fermento natural

Ter sempre uma alimentação saudável e que leve em consideração alimentos que cuidem do corpo ao invés de enchê-lo de toxinas e outras substâncias que podem ser prejudiciais a saúde é algo essencial. Por isso, uma das coisas que indicamos é passar a optar pela utilização de fermento natural ou fermento biológico na preparação de alimentos como pães, ao invés de outros tipos de fermentos preparados de forma industrial, que podem vir com toxina que prejudiquem o organismo.

fermento

Para que você possa conhecer melhor sobre fermento natural estamos trazendo hoje um material completo com todas as dicas que você precisa saber a respeito de fermento natural, como fazer fermento natural, quais são seus principais benefícios, entre diversos outros aspectos bem importantes que é sempre bem viável conhecer antes de adotar no cardápio. Vamos lá!

Fermento natural

O fermento natural é conhecido por trazer aos pães e massas em que é utilizado uma textura especial, com uma casca mais grossa e ainda sabor azedo e inigualável, bem marcante e que pode ser facilmente detectado pelos mais variados tipos de paladares. Quem consome pães com fermento natural sempre atesta a sua qualidade e indica a sua utilização, garantindo ser um pão incrível.

Além de ser chamado de fermento natural ele ainda é conhecido como levain, que vem do seu tratamento em nomenclatura na língua francesa, massa madre, em espanhol, e ainda massa lêveda, em Portugal, tendo ainda outros nomes à medida que ele passou a ser adotado como elemento essencial na preparação de pães mais rústicos em outras nacionalidades.

A origem do fermento natural data de 3.700 a.C., quando ele passou especificamente a ser utilizado na produção de pães, sendo este o seu registro mais antigo. Pesquisadores ainda afirmam que ele passou a ser mais difundido em especial por volta dos últimos 150 anos, quando ele passou a ser industrializado, mas perdendo parte de sua essência natural, deixando de dar sabor e textura únicos para os pães em que era utilizado.

Principais benefícios do fermento natural

Os principais benefícios do fermento natural são ligados as suas características e como ele pode ser especial na sua receita de pães, trazendo para ela aspectos únicos e especiais, como sabor incomparável ao do pão tradicional, possuindo um índice glicêmico bem mais baixo que o de demais pães, sendo assim ideal para quem pratica atividades físicas com frequência e é fã de uma boa rotina na academia, deixando de lado o ganho de peso o ampliando o ganho de massa.

Outros benefícios presentes nos pães feitos com fermento natural são a facilidade de digestão, até mesmo para quem tem o organismo sensível a presença de glúten, podendo ser ainda armazenado por mais tempo, aumentando o teor de bactérias benéficas a saúde no intestino e possuindo uma série variada de nutrientes devido a sua alta complexabilidade de composição, garantindo assim uma alimentação bem saudável a quem faz uso dele.

Como fazer fermento natural?

Muitos se perguntam como fazer o fermento natural? Para fazer o fermento natural o processo é bem simples, basta que você utilize para isso farinha de trigo e água, e trabalhar em um processo demorado de forma a natureza cuidar do restante do processo de desenvolvimento do seu fermento natural. Primeiro, escolha um pote de vidro limpo da sua casa, e coloque nele duas colheres de farinha de trigo para duas colheres de água, deixando que aja por 24 horas, repetindo o mesmo processo após esse prazo, fazendo isso por quatro dias, e colocando sob o pote de vidro um pano limpo.

Quando começar a surgirem bolhas você deve colocar uma tampa no seu pote, que deixe ele bem vedado, e colocar na geladeira, utilizando sempre para fazer pães em períodos em que ele tenha sido alimentado em cerca de menos de um dia, e ainda alimentando ele de dez em dez dias sempre, mantendo-o na geladeira.

E o fermento biológico?

O fermento biológico é um sinônimo em nomenclatura para fermento industrial, que é produzido pela indústria e comercializado naturalmente em diversos pontos de venda de alimentos, podendo ser usado em pães e várias receitas, mas que expressamente não traz ao alimento o mesmo sabor, textura e qualidade que o fermento natural traz. Por isso, se tiver a oportunidade de preparar seu próprio fermento natural e utilizá-lo nas suas receitas de pães., o faça sempre, cuidando assim da sua saúde e dando um delicioso sabor ao alimento.