Como Fazer Massinha de Modelar

Massinha de modelar é uma excelente opção de brincadeira para as crianças. Cores e formas podem ajudar no aprendizado e estimular o desenvolvimento psicomotor, visão, pensamento lógico, criatividade, entre outras funções.

Para deixar a criançada brincar sem preocupação, o ideal é preparar sua própria massinha de modelar caseira, que, além de ser atóxica, possui uma preparação muito simples, podendo até  ser uma fonte adicional de diversão para os pequenos.

Massinha de Modelar

Veja receita através do passo a passo de como fazer Massinha de Modelar

Passo a passo para Fazer Massinha de Modelar

Para fazer a massinha caseira, são necessários os seguintes ingredientes:

–4 xícaras (chá) de farinha de trigo

–1 xícara (chá) de sal

–1 xícara e meia (chá) de água

–1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro comestível)

–corante comestível de cores variadas

O primeiro passo é misturar, em uma panela, vasilha ou outro recipiente, os ingredientes em sequência: primeiro a farinha e o sal, depois a água e o óleo. Misture até a massa atingir a homogeneidade necessária. Adicione um pouco mais de farinha caso a mistura esteja muito mole ou um pouco mais de água caso esteja muito seca e/ou quebradiça.  Se for necessário, use uma batedeira de mão.

Assim que a massa estiver homogênea o suficiente, adicione o último ingrediente: o corante. Um corante natural que pode ser utilizado sem problemas nas massinhas é o colorau. A quantidade de colorau que você colocar pode dar um tom mais avermelhado ou mais alaranjado na massinha. Você também pode utilizar pó de suco de frutas para obter outras cores, como verde (limão), roxo (uva), vermelho (morango), e assim por diante. Para obter uma massinha branca, basta não colocar nenhum corante.

Uma outra opção é fazer massinha de modelar com pó de gelatina. Nesse caso, o procedimento é um pouco diferente. Utilize os ingredientes na seguinte medida:

–1 xícara de farinha de trigo;

–1 xícara de água (quente);

–2 colheres (chá) de óleo;

–2 colheres (chá) de sal;

–2 colheres (chá) de cremor tártaro ou fermento em pó;

–1 pacotinho (85g) de gelatina.

Nesse caso, o processo de mistura é o mesmo: é só adicionar os ingredientes em uma panela e ir misturando até ficar bem homogênea. Agora vem a grande diferença: você deverá colocar a panela com a mistura em fogo médio e ir mexendo com uma colher para que a mistura não grude no fundo. Repita o processo até a massa ficar no ponto ideal, que é quando você não consegue mais mexer a mistura. Após isso, cubra uma superfície lisa com farinha de trigo e deixe a massa esfriando. Quando a massa estiver fria, comece a amassá-la com as mãos, e vá acrescentando farinha de trigo aos poucos, até que pare de grudar nos dedos.

Depois de pronta, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em potes fechados. Além de fácil e prática, a massinha de modelar caseira é totalmente comestível e não deixa manchas ou odores desagradáveis como as massinhas industrializadas. Só verifique se seu filho não é alérgico a nenhum dos ingredientes ou corantes utilizados. O resto é só diversão!

Como Fazer Massinha de Modelar
Avalie esse artigo: