Web
Analytics

Como fazer patchwork, passo a passo

Como fazer patchwork, passo a passo4

O patchwork é uma técnica de artesanato aonde se combinam retalhos de diferentes tecidos para formar imagens, mosaicos ou até mesmo formas abstratas. De origem norte-americana essa técnica ficou muito conhecida e está cada vez mais difundida em diversas comunidades do mundo.
Na internet é possível encontrar blogs e sites que são especializados no assunto e possuem conteúdo atualizado sobre como fazer patchwork e ideias de desenhos.
Quem busca fazer patchwork precisa ter em mãos os materiais indispensáveis como o jogo de réguas e o cortador circular. A manta acrílica também é muito utilizada visto que é uma espécie de tecido de fibras sintéticas e confere espessura e maciez às peças.

Para começar pelo básico mostraremos a seguir como criar peças em patchwork. Para isso, é necessário que se tenha um pouco de experiência e intimidade com a máquina de costura. Também é possível criar algo mais rústico utilizando linha e agulha, mas o resultado não será o mesmo.

Passo a passo como fazer patchwork

Como fazer patchwork, passo a passo

Para começar, escolha os tecidos que irão compor a sua peça. Dê preferência a tons que se complementem, como o rosa e o marrom, amarelo e cinza, verde e vermelho, laranja e roxo, etc. Você também pode criar uma escala de cores em degradê, comprando tecidos da mesma cor, porém em tons diferentes. Com os panos em mãos, é hora de criar os moldes.

Para quem está começando, um diagrama simples, com quadrados, é o ideal. Crie o seu molde em papel jornal ou papel manteiga. Para isso, faça os riscos com uma régua e recorte com uma tesoura. Pegue os tecidos que irão compor a peça e recorte quadrados utilizando o molde que você criou. Isso deve ser feito com cortador circular e auxílio de régua. Separe por cor. Guarde o molde para trabalhos futuros, juntamente com esse passo a passo de patchwork.

Como fazer patchwork, passo a passo2

Utilizando alfinetes, una os retalhos nos pontos onde ficarão as costuras. Faça isso até obter o tamanho desejado, lembrando que deve ser um pouco maior do que a peça que será criada para que as sobras possam ser adaptadas na hora da costura. Passe na máquina ou costure à mão. Pegue um tecido liso, que será o forro da peça, uma camada de manta acrílica e os retalhos que você uniu. Costure essas três camadas e você já terá uma peça-base para trabalhos em patchwork.