O soro caseiro é um dos remédios caseiros mais populares, por ser simples e de fácil preparo, podendo ser administrado em adultos, crianças e até mesmo animais domésticos. A sua principal função é evitar a desidratação do corpo causada pela ocorrência de vômitos e diarreias, além de ajudar o corpo a recuperar uma parte da glicose e dos sais minerais perdidos.

Receitas de Soro Caseiro
Apesar de sua simplicidade, as medidas usadas devem ser exatas, pois caso algum ingrediente esteja presente em maior ou menor quantidade do que o devido, pode acabar causando complicações, como convulsões e aceleração da desidratação. Portanto, bastante atenção quanto à receita:
– 1 litro de água mineral ou filtrada
– Uma colher de café de sal (3,5g)
– Duas colheres de sopa rasas de açúcar (20g)
Basta adicionar o sal e o açúcar na água e misturar até ambos os ingredientes estejam completamente dissolvidos. Caso essas medidas soem confusas, há também a opção de usar as colheres-padrão recomendadas pela UNICEF. Elas podem ser adquiridas em farmácias populares ou postos de saúde. Nesse caso, o preparo varia um pouco: em vez de 1 litro, você deve usar apenas 200 ml de água. Adicione com a colher-padrão uma medida de rasa de sal e duas medidas rasas de açúcar e misture.
O soro caseiro deve ser tomado no mesmo dia em que for preparado e em pequenos goles ao longo do dia. O soro, caso guardado em recipiente fechado e refrigerado, possui validade de 24 horas. Evite tomar grandes quantidades de vez, pois pode acabar provocando o efeito contrário e irritando ainda mais o estômago e o intestino.
Uma estratégia possível é tomar o soro proporcionalmente à perda de líquidos e nutrientes causadas pela diarreia e pelos vômitos. Por exemplo: em adultos, 10 ml de soro por kg a cada episódio de diarreia ou 2 ml de soro a cada episódio de diarreia. Crianças devem tomar o soro em colheres, preferencialmente na medida de 50 ml por kg a cada 4 horas. Independente da forma que você tomar ou administrar, o importante é ir controlando a hidratação, através da sede, da sensação de boca seca e do volume de urina expelido por você ou pela pessoa/animal afetado.
No caso de cães e gatos, o preparo é um tanto diferente:
– 1 litro de água mineral natural;
– 3 colheres (de sopa) de açúcar;
– 1 colher (de chá) de sal;
– ½ colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
– Suco de ½ limão
A água deverá ser fervida até atingir o ponto de ebulição. Os ingredientes deverão ser adicionados em seguida e misturados bem. O soro pode ser colocado no pote de água, para que o bichinho venha tomar por conta própria, ou pode ser administrado direto na boca por meio de uma seringa veterinária.
Seja adulto, criança ou pet, a informação mais importante em relação ao soro caseiro é que ele não serve para curar o fator desencadeante da diarreia ou vômito, mas somente para aliviar os sintomas da desidratação e da perda de nutrientes. Caso em 24 horas não seja detectada nenhuma melhora, procure um médico ou veterinário o quanto antes. Além do mais, o soro é contraindicado para uso em pessoas diabéticas e/ou hipertensas. Nesse caso, o mais recomendado é procurar o médico de imediato para evitar complicações. Apesar de todos os cuidados e contraindicações, o soro caseiro é um remédio simples e eficaz no combate à desidratação.