
O conhecido mosquito da dengue é um dos grande problema que aterroriza a população no Brasil. Esse pequeno mosquito é o responsável pela transmissão da doença em seres humanos. Os sintomas da doença só se manifestam após um período de 10 a 14 dias, contados depois de picar alguém contaminado. Podendo ser evitado, a dengue é dos motivos de maior campanha de combate, pois o Aedes aegypti só se prolifera em locais com concentração de água parada, em baldes, caixas d’água, vasos de plantas, pneus, garrafas etc. Fique atento pois o mosquito pode ser encontrado em residência e até mesmo dentro da própria casa. Com o objetivo de combater mais essa doença, preparamos esse informativo de como identificar a dengue e seus sintomas mais comuns. Confira!
O que é Dengue?
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus, transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Já foram comprovadas a existência de quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A doença não é contagiosa, não ocorrendo a transmissão entre pessoas, a única forma é através da picada do mosquito infectado pelo vírus da dengue. Os sintomas da doença costumam aparecer depois de 4 a 10 dias. Causa de várias mortes no Brasil, a dengue se não diagnosticada e tratada de maneira correta pode acarretar diversos riscos a vida.
Como identificar a Dengue

Se você se encontra em uma área de risco com muitos focos da doença, é preciso ter cuidado para os sintomas. Os principais sintomas são febre alta, geralmente com início súbito, dores musculares e nas articulações, dores de cabeça e também na região dos olhos, garganta e barriga. Fraqueza, náuseas, vômito, diarreia e vermelhidão na pele também são frequentes. A presença e a intensidade dos sintomas variam de acordo com idade da pessoa infectada, sendo que podem ser mais amenos nas crianças – assim mesmo, eles podem se agravar com o tempo.

Em pessoas que já evidenciaram a existência de uma quadro anterior da doença, pessoas com hipertensão arterial, diabetes, asma e outras doenças respiratórias crônicas, além de idade avançada, são fatores que favorecem a evolução da dengue.
A Dengue Hemorrágica é a categoria mais grave, pois caracteriza alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. É muito parecida com a dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Fique atentos ao sinais para identificar a dengue hemorrágica, como: Dor abdominal intensa e contínua, vômitos, dor de estômago, boca seca, manchas pelo corpo, pulso rápido e fraco, sangramentos espontâneos, melhora súbita do quadro febril até o 5 dia, mãos e pés frios, agitação e Taquicardia.
Tratamento da Dengue

Não existe um tratamento especifico para a dengue. Dessa forma, apenas são tratados os sintomas que o paciente apresentar. A principal fator para a cura da doença é o repouso, afirma especialistas. A cura da dengue virá espontaneamente, isso quer dizer que, a pessoa ficará livre da dengue apenas quando o ciclo do vírus se completar no organismo. Também é importante ressaltar, evite qualquer tipo de medicação sem orientação de um médico, pois isso poderá agravar a situação e complicar o tratamento da doença. Ao persistir os sintomas um médico deverá ser consultado.