Geralmente quando trocamos o revestimento da casa antes de escolher o modelo novo levamos em consideração alguns pontos, como beleza e estilo, mas principalmente a manutenção e limpeza desse revestimento. Quem possui ou escolheu o piso laminado pode respirar tranquilamente, afinal esse revestimento é de fácil limpeza. Mas para que a vida útil do seu laminado perdure é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer a limpeza, por isso selecionamos algumas dicas de como limpar o laminado e deixar as dores de cabeça de lado.
Como limpar o laminado
O piso laminado é composto por camadas, entre elas as lâminas de celulose que são responsáveis pela resistência e a aparência amadeirada do produto. Há também uma camada chamada “kraft” que segura a umidade do chão e uma camada superior que é resistente a abrasão. Apesar desse produto ter camadas tecnicamente resistente a umidade recomenda-se não molhar o piso laminado, isso por que sua resistência é limitada, onde passando disso ele corre o risco de empenar. O ideal é fazer a limpeza do seu piso laminado primeiramente com um aspirador de pó, desde que o mesmo não tenha tubo de sucção pois isso pode riscar o laminado.
Caso não tenha o aspirador use uma vassoura de cerdas macias e um pano limpo umedecido em água. Caso queira fazer uma limpeza mais pesada e eficiente procure usar apenas detergente neutro, sendo duas colheres de sopa diluídas em um litro de água.
Depois de limpar o piso laminado com a mistura, passe um pano macio e seco para retirar a umidade sobre o piso. É possível encontrar em supermercados produtos que limpam pisos laminados que são feitos especialmente para este tipo de superfície.
Dicas de manutenção
Alguns outros cuidados são necessários para evitar manchas e riscos no piso laminado:
Tenha muito cuidado com os hábitos dos animais de estimação, pois a urina e fezes deles poderão após um tempo prolongado prejudicar a estrutura do piso;
Como qualquer tipo de piso, tenha cuidado para não arrastar móveis em sua superfície, pois poderá risca-lo, medidas úteis são colocar rodízio de poliuretano e feltros adesivos protetores nos pés de cadeiras e mesas;
Proteja o piso com plásticos quando for realizar a limpeza de outros ambientes próximos, assim evitará que aja contato com o piso laminado também;
Nunca utilize escovões ou qualquer outro utensílio pontiagudo, pois poderá riscar o piso com facilidade;
Sempre coloque tapetes (capachos) nas entradas dos ambientes e principalmente na entrada principal para evitar ao máximo que entre resíduos advindos na sola dos sapatos (ex. pedra) que possam riscar o piso.