Web
Analytics

Como limpar piso laminado

Como limpar piso laminado

Geralmente quando trocamos o revestimento da casa antes de escolher o modelo novo levamos em consideração alguns pontos, como beleza e estilo, mas principalmente a manutenção e limpeza desse revestimento. Quem possui ou escolheu o piso laminado pode respirar tranquilamente, afinal esse revestimento é de fácil limpeza. Mas para que a vida útil do seu laminado perdure é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer a limpeza, por isso selecionamos algumas dicas de como limpar o laminado e deixar as dores de cabeça de lado.

Como limpar o laminado

Como limpar piso laminado1

O piso laminado é composto por camadas, entre elas as lâminas de celulose que são responsáveis pela resistência e a aparência amadeirada do produto. Há também uma camada chamada “kraft” que segura a umidade do chão e uma camada superior que é resistente a abrasão. Apesar desse produto ter camadas tecnicamente resistente a umidade recomenda-se não molhar o piso laminado, isso por que sua resistência é limitada, onde passando disso ele corre o risco de empenar. O ideal é fazer a limpeza do seu piso laminado primeiramente com um aspirador de pó, desde que o mesmo não tenha tubo de sucção pois isso pode riscar o laminado.

Caso não tenha o aspirador use uma vassoura de cerdas macias e um pano limpo umedecido em água. Caso queira fazer uma limpeza mais pesada e eficiente procure usar apenas detergente neutro, sendo duas colheres de sopa diluídas em um litro de água.

Depois de limpar o piso laminado com a mistura, passe um pano macio e seco para retirar a umidade sobre o piso. É possível encontrar em supermercados produtos que limpam pisos laminados que são feitos especialmente para este tipo de superfície.

Como limpar piso laminado2

Dicas de manutenção

Alguns outros cuidados são necessários para evitar manchas e riscos no piso laminado:

Tenha muito cuidado com os hábitos dos animais de estimação, pois a urina e fezes deles poderão após um tempo prolongado prejudicar a estrutura do piso;

Como qualquer tipo de piso, tenha cuidado para não arrastar móveis em sua superfície, pois poderá risca-lo, medidas úteis são colocar rodízio de poliuretano e feltros adesivos protetores nos pés de cadeiras e mesas;

Proteja o piso com plásticos quando for realizar a limpeza de outros ambientes próximos, assim evitará que aja contato com o piso laminado também;

Nunca utilize escovões ou qualquer outro utensílio pontiagudo, pois poderá riscar o piso com facilidade;

Sempre coloque tapetes (capachos) nas entradas dos ambientes e principalmente na entrada principal para evitar ao máximo que entre resíduos advindos na sola dos sapatos (ex. pedra) que possam riscar o piso.