Como pagar INSS como autônomo

Como-pagar-INSS-como-autônomo

A Previdência Social assegura muitos direitos para os trabalhadores

Todo trabalhador brasileiro tem direitos assegurados pela Previdência Social, entre eles estão a aposentadoria e auxílios: doença, maternidade, acidente entre outros. É importante ressaltar que todo trabalhador pode recorrer destes benefícios, seja ele autônomo ou registrado em carteira. No caso de indivíduos devidamente registrados no regime CLT o recolhimento do INSS é automaticamente descontado do salário mensal. Já para quem é profissional liberar e quer regularizar a situação junto a previdência para assegurar a aposentadoria futura, saiba como pagar INSS como autônomo. O processo é simples e garante diversos benefícios para os trabalhadores brasileiros.

INSS Trabalhador Autônomo

Como-pagar-INSS-como-autônomo-1

O profissional autônomo também pode ser beneficiário

Atualmente muitos profissionais autônomos estão recorrendo ao INSS para assegurar benefícios garantido por direito. Os trabalhadores individuais são aqueles que trabalham por conta própria sem vínculo empregatício. Motoristas de táxi, os vendedores ambulantes, as diaristas, os pintores, os eletricistas, os associados de cooperativas de trabalho e outros, são considerados contribuintes individuais e podem pagar INSS como autônomo. Podem se inscrever no Instituto Nacional do Seguro Social todos os indivíduos que ainda não possuem PIS/PASEP ou Número de Inscrição do Trabalhador – NIT.

Para começar a ser um contribuinte você deve se filiar a RGPS, Regime Geral de Previdência Social, dessa forma você deverá pagar a cada mês uma quantia mínima de 20% do salário de contribuição. O salário de contribuição é o valor que determinará a quantia que será recolhida pela Previdência Social, para os casos de receber um benefício futuramente. A contribuição mensal é baseada de acordo com sua renda fixa mensal, ou seja, esse valor irá ser alterado de acordo com o que você ganha.

Como pagar INSS como autônomo

Como-pagar-INSS-como-autônomo-2

Para pagar INSS como autônomo é necessário fazer a inscrição na agência da Previdência ou pela internet

Para quem é trabalhador autônomo é quer ficar em dia com a Previdência Social afim de garantir direitos importantes como aposentadoria, auxílios doença, acidente, maternidade entre outros, saiba como pagar INSS como autônomo. Primeiramente o profissional deve dirigir-se até uma agência da Previdência Social da sua região, com documentos em mãos como: Carteira de Identidade, ou Certidão de nascimento; Carteira de Trabalho e Previdência Social (obrigatório para Empregado Doméstico) e CPF. Após isso será formalizado o cadastro e inicia-se o processo de recolhimento da contribuição. Também está disponível o cadastro INSS autônomo através da internet. Para fazer sua inscrição acesse o Site da Previdência Social, com os documentos pessoais em posse.

Como-pagar-INSS-como-autônomo-3

Guia do carnê de contribuição que deverá ser preenchido mensalmente. O valor a ser pago pode ser calculado no site da Previdência Social

O carnê de contribuição pode ser comprado em qualquer livraria e deve ser preenchido no próprio posto de atendimento do INSS. É preciso ter cuidado para que o pagamento seja realizado corretamente. No site da Previdência Social é possível visualizar a porcentagem correta para pagamento, depois disso faça o preenchimento da guia da previdência Social (GPS). Para saber corretamente o valor a ser arrecadado pelo INSS, clique AQUI.