Como passar em Concurso Público Concorrido? Dicas Práticas!

Passar em concurso público é o sonho de muita gente, mas algumas seleções são particularmente conhecidas por serem mais difíceis. Porém, uma coisa é certa: não importa se é pelo número de etapas, quantidade de conteúdos programáticos previstos, nível das questões ou grau de competitividade que o concurso público é difícil, o importante é não desistir de conquistar seu objetivo.

Continue lendo para conhecer as principais táticas de como passar em um concurso público concorrido e garanta a oportunidade dos seus sonhos!

concurso-dicas

Como passar em concurso público: o que torna uma seleção concorrida?

Tenha em mente que a classificação de um concurso como difícil pode ser bem relativa. Tudo vai depender da experiência e relação do concurseiro com os estudos. A base de conhecimentos para cada pessoa é variável e contabiliza toda a nossa trajetória desde o nascimento até o momento atual.

Ou seja, um concurso público que não seja considerado difícil para a maioria das pessoas, pode ser difícil para você e não tem nenhum problema nisso! O que você deve fazer é não se desesperar e começar a estudar imediatamente.

Concursos públicos mais concorridos

Confira abaixo 5 dos concursos públicos considerados difíceis pela maioria dos concurseiros:

  • Magistratura: tornar-se juiz é o sonho de muitos profissionais graduados em Direito. Isso tem uma razão: além do prestígio da função, as remunerações mensais podem variar de R$8mil até R$50 mil (Juiz do Senado Federal). Para passar em concurso público de magistratura, o candidato deverá passar por cerca de 8 etapas, de acordo com a Resolução nº 75/2009 do CNJ.
  • Auditor Fiscal ou Federal: o cargo de Auditor é outro grande objetivo dos concurseiros mais experientes. Com remunerações atrativas, que costumam ficar entre 17 e 18 mil reais mensais, este cargo também não costuma exigir formação específica. Geralmente, o que torna as provas de Auditor Fiscal mais difíceis é a quantidade e complexidade de conteúdos.
  • Delegado: geralmente compostas de 6 etapas, as seleções para o cargo de Delegado também costumam apresentar TAF (Teste de Aptidão Física), presentes na maioria dos certames policiais.
  • Consultor Legislativo: além de não ser uma seleção muito frequente, o cargo de consultor legislativo também apresenta um grande número de etapas e um alto nível de complexidade para questões. O salário é muito atrativo, superando a margem dos 20 mil reais mensais.
  • Diplomata: além de apresentar muitas etapas, conteúdo extenso e alta complexidade nas questões, o concurso para Diplomata também costuma ser extremamente disputado.

Dicas de como passar em concurso público

Pronto, você já sabe quais são as carreiras mais desafiadoras. Está na hora de conferir as principais dicas de como passar em um concurso público concorrido, descomplicando os pontos que tornam as seleções mais complexas do que as demais!

Como passar em concurso público com muitas etapas

Pode parecer óbvio, mas o primeiro segredo é não se desesperar. Entenda que o processo será longo e vai demorar algum tempo para ser concluído: em alguns casos, pode ser que você passe um ano inteiro dedicado a uma única seleção! Tudo vai depender do cronograma do certame e se acontecerão problemas no caminho.

Organizar-se e cuidar de si mesmo são pontos principais para passar em um concurso público que apresenta muitas etapas. Tenha um cronograma de estudos para cada uma das etapas e, se possível, reserve uma quantidade menor de tempo para ir se preparando para a etapa seguinte, mesmo que você não tenha qualquer garantia da aprovação.

Por exemplo, os concursos públicos para o cargo de Delegado que apresentam TAF. Resistência física não é algo que se constrói em duas semanas: por isso, os candidatos que deixam para treinar para o TAF apenas depois de serem aprovados nas avaliações objetivas e discursivas podem acabar sendo eliminados por falta de planejamento.

Lembrando também que cada uma das etapas necessita de um processo de preparação distinto. Então não tenha medo de variar: para as avaliações orais, por exemplo, vale pedir a ajuda de amigos e parentes para praticar mais diretamente.

Como passar em concurso público com muito conteúdo

Sabemos que um edital com mais de 17 disciplinas pode assustar. Porém, esse costuma ser o caso para os concursos públicos de Auditoria Fiscal e outras seleções da lista de certames mais difíceis.

As táticas de como passar em concurso público com muito conteúdo, são:

  • Inicie seus estudos no período pré-edital: se você já sabe que pretende se preparar para um concurso mais difícil, suas chances de abarcar o maior número de conteúdos será maior quão mais rápido você inicie o processo. Ou seja: não espere a publicação do edital para começar a se dedicar, isso é furada!
  • Organizar seus estudos de forma diversificada: diversidade é mais importante do que profundidade, na maioria dos casos. Por isso, a recomendação é buscar o método mais dinâmico, dedicando não mais de 2 horas para cada disciplina. Neste caso, o ciclo de estudos pode ser um grande aliado.
  • Utilizar o estudo reverso: para matérias que você já tem alguma noção, considere a possibilidade de estudá-las majoritariamente por questões. Esse método é chamado de estudo reverso.
  • Não estudar o mesmo conteúdo duas vezes: conteúdo estudado é conteúdo aprendido. Isso quer dizer, por exemplo, que se você já estudou pontuação para outro concurso público no passado, a recomendação é não fazê-lo novamente. Consulte seus materiais de revisão e traga apenas os pontos mais importantes da matéria.
  • Resolva questões de concurso e simulados: resolver questões de concurso e simulados sempre é um ponto essencial dentro dos passos de como passar em concurso público. Se você estiver diante de muito conteúdo, isso é ainda mais verdadeiro. Ao utilizar os seus percentuais de erros e acertos, você pode guiar sua preparação de maneira mais direcionada, investindo seu tempo nos pontos que realmente necessitam de mais atenção.
  • Não ficar obcecado em estudar todo o edital: já mencionamos uma vez, mas é importante mencionar novamente. Zerar o edital de um concurso público muito extenso é difícil, podendo ser até impossível considerando a quantidade de tempo que você dispõe. Por isso, não fique preso a esses parâmetros para medir o seu desempenho. Isso só irá desmotivá-lo. Ao invés disso, baseie-se nos resultados de simulados e percentuais de acerto.

Como passar em concurso público com questões complexas

A única forma de dominar questões complexas é treinando. Comece a resolução de questões de concurso desde o primeiro dia. Pode parecer uma tática contra produtiva, mas na prática, irá treinar você para o desafio.

Entenda que bancas muito temidas como o Cebraspe/CESPE e FGV possuem padrões de cobrança que podem ser aprendidos e dominados pelos concurseiros. Algumas vezes é até possível encontrar itens iguais ou muito similares em duas avaliações.

Confira abaixo um passo a passo de como passar em um concurso público que apresenta questões muito difíceis:

  • Responda questões todos os dias.
  • Crie cadernos de questões para os itens que errou. Depois de um tempo, sempre crie o hábito de resolvê-las de novo.
  • Resolva o máximo de questões de concurso formuladas pela Banca responsável pelo seu certame.
  • Faça simulados periodicamente e utilize os resultados para adequar sua rotina de estudos da semana seguinte.
  • Prefira questões comentadas: assim, você poderá ter uma explicação contextualizada logo depois de resolver o item, otimizando o seu processo de aprendizado.

Se o seu concurso público dos sonhos oferta poucas vagas ou é uma seleção muito concorrida, a principal dicas que podemos dar para você é: uma prova muito difícil raramente será considerada assim somente por você. 

Aqui, o mais importante é continuar focado no seu objetivo e seguir o seu cronograma de estudos. 

Gostou das dicas? Vai prestar concurso? Deixe o seu comentário.