Como Passar Roupa

Quem está acostumado com a rotina doméstica sabe que uma das tarefas mais chatas e inglórias é passar roupa. Além de cansativa, exige esforços repetitivos e muita prática. Quem nunca teve aquela roupa que mesmo passando várias vezes ainda continua amassada? Mas calma, existem algumas estratégias práticas que podem facilitar sua vida.

Como Passar Roupa

Aprenda algumas técnicas para passar roupa bem!

Dicas de Como Passar Roupa

Antes de passar as roupas, você precisará e lavá-las, certo? A maioria das estratégias que vamos citar abaixo devem ser tomadas na lavagem, então tenham bastante atenção no momento que você coloca as roupas na máquina.

1 – Não lave muitas roupas de uma vez

Para as roupas ficarem bem lavadas, elas precisam de espaço dentro da máquina. Se você colocar muitas roupas juntas, elas acabam ficando compactadas e as chances de amassarem ou ficarem torcidas são bem maiores. Lave sempre a quantidade indicada pela máquina de lavar.

2 – Use um bom amaciante

Amaciantes são muito importantes para deixar as peças mais soltas e menos abarrotadas, facilitando na hora da lavagem.

3 – Separe as roupas de acordo com o tipo de tecido

Lave roupas pesadas, como calças jeans, separadamente das roupas de seda e algodão, que são tecidos mais leves. Tecidos pesados tendem a comprimir os mais leves dentro da máquina e podem até mesmo manchar roupas de cores mais claras, portanto, muito cuidado.

4 – Sacuda as roupas antes de colocar no varal

Antes de estender, dê uma sacudida nas roupas para evitar que fiquem amassadas e para retirar o excesso de água (no caso de lavagens à mão ou sem centrifugação).

5 – Retire as roupas do varal ainda levemente úmidas

Esta é uma dica importante: roupas secas são bem mais difíceis para passar. Quando você for retirar, procure fazer isso quando as roupas estiverem levemente úmidas. Caso as roupas já estiverem completamente secas, use o spray de água do ferro ou um spray aromatizante para umedecer o tecido.

6 – Antes de passar, verifique se o ferro está limpo

Parece ser uma dica boba, mas muita gente se esquece desse detalhe e acaba manchando as roupas. Antes de mais nada, olhe o manual de instruções para ver de que maneiras é possível limpar o ferro. Limpe por fora e por dentro, no caso de ferros a vapor, é importante limpar o recipiente de água e as saídas do vapor para evitar que fiquem obstruídas.

7 – Coloque algumas folhas de papel alumínio por baixo do tecido

Um truque que facilita muito a vida é forrar a tábua ou mesa com algumas folhas de papel alumínio, com a parte brilhante voltada para cima. Em seguida, coloque o tecido que você costuma usar para apoiar as peças por cima. O papel alumínio serve para manter o calor e assim evitar que você precise virar as roupas.

8 – Organize as roupas pela temperatura

Alguns tecidos exigem temperaturas específicas para serem passados e, por isso, você deverá ir organizando as roupas de acordo com a temperatura, do grau menor para o maior. Assim você ganha tempo.

Estas foram as nossas dicas. Para concluir, fique atento à etiqueta das roupas e em caso de dúvidas, consulte sempre o manual de instruções.

Como Passar Roupa
Avalie esse artigo: