Como Preparar Quentão?

Durante os festejos juninos os que acontecem no mês de junho, normalmente um mês frio, e por isso pedem bebidas quentes para acompanhar as deliciosas comidas típicas da época, e entre as mais comuns podemos ressaltar o licor, o qual tem várias opções de sabores assim como o tradicional ou cremoso, mas a grande sensação é o quentão, uma bebida que já é um marco nestas festas e tem sua origem no latim quentae, que significa “muito quente”.

E para que você possa fazer um delicioso quentão para servir no dia de São João, selecionamos duas receitas distintas de quentão, um feito com vinho e outra com cachaça para que assim você possa escolher de acordo com seu gosto. Para o quentão com vinho anote os ingredientes: 02 litros de vinho tinto seco ou suave, 03 xícaras de água, 02 xícaras de açúcar, 02 maçãs picadas, 02 xícaras de abacaxi picado ou poderá ser qualquer outra fruta e Cravo e canela em pau.
Continuando, pegue uma panela coloque água, cravo e canela e o açúcar, leve ao fogo alto tampada, depois deixe ferver por cerca de 10 minutos, em seguida acrescente o vinho, quando começar a ferver desligue imediatamente o fogo, porque se não tira o teor de álcool, e por fim acrescente as frutas, agora é só beber e aproveitar a festa.
Já para quem prefere preparar com cachaça deverá, pegar os seguintes ingredientes: 600 ml de cachaça, 600 ml de água, 2 xícaras de açúcar, 1 colher de sopa cheia de gengibre, Casca de 2 laranjas, Casca de 1 limão e Cravo e canela em pau.
Para preparar então você deverá primeiramente derreter o açúcar, o qual deverá ser caramelizado, depois de caramelizado você vai acrescentar o gengibre, as cascas de limão e de laranja, a canela e o cravo, mas tome cuidado para não deixar queimar, após já estar uma calda você deverá deixar ferver por volta de 10 a 15 minutos em fogo baixo, apague o fogo, acrescente a cachaça, leve novamente ao fogo e ferva por mais 05 minutos, depois é só servir.

Avalie esse artigo: