Web
Analytics

Como prevenir a gripe no inverno

Como-prevenir-a-gripe-no-inverno

Baixas temperaturas são fatores que desencadeiam a gripe

Inimiga número um da maioria das pessoas, a gripe é motivo de preocupação nesse inverno. Baixas temperaturas e mudanças repentinas são elementos para dores na garganta, indisposição dentre outros sintomas desagradáveis. Atualmente a vacina contra a gripe é a maneira mais eficaz no combate ao vírus Influenza, que tem sido a melhor alternativa para milhões de pessoas no Brasil, principalmente a população idosa. Além da vacina, é possível com medidas simples contornar a situação e prevenir a gripe no inverno. Para saber mais informações de como prevenir a gripe no inverno fique atento nas dicas a seguir.

O que é Gripe?

Como-prevenir-a-gripe-no-inverno-2

Conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório

Antes de conhecermos medidas preventivas contra a gripe no inverno, vamos saber o que é gripe, pois muitas pessoas confundem o vírus da gripe com resfriados. Conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório, responsável por grande número de internações hospitalares. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Em alguns dias os sintomas como febre e dores no corpo diminuem enquanto complicações respiratórias aumentam, como tosse seca, secreções nasais e espirros. A maneira mais comum de transmissão da gripe é através de lugares fechados com pouca ventilação, onde se concentra número grande de pessoas, essa situação é tiro e queda para os vírus adentrarem em nosso sistema.

Como prevenir a gripe no inverno

Como-prevenir-a-gripe-no-inverno-1

Lavar as mãos constantemente é a melhor forma de evitar a transmissão de fungos e bactérias da gripe. O álcool também funciona como um desinfectante

Como ainda não existem remédios específicos no combate da gripe, o melhor medicamento é a prevenção. Para isso não é necessário grandes mudanças em seu cotidiano, basta seguir algumas simples orientações que certamente será evitado a gripe dentre outras doenças.

Lave bem as mãos: manter as mãos higienizadas é a principal medida preventiva no combate da gripe e outras doenças transmitidas por vírus. O ato de lavar as mãos constantemente diminui a ação das bactérias e vírus presentes nos mais diversos lugares, evitando a contaminação. O álcool em gel também pode ser usado.

Boa Alimentação: a boa alimentação deve ser seguida independentemente da situação. No caso da gripe, é altamente recomendado a inclusão de alimentos capazes de fortalecer o sistema imunológico. Frutas como laranja, limão, acerola, abacaxi, banana, morango e verduras como couve, rúcula, repolho e outros vegetais são ricos em vitaminas C. Iogurtes, leite entre outros também devem ser ingeridos diariamente.

Como-prevenir-a-gripe-no-inverno-3

Vacina da gripe é uma das alternativas na prevenção do vírus da gripe

Boa Noite de Sono: dormir pelo menos oito horas diárias fazem grande diferença para o combate da gripe e outras doenças, além de limpar seu organismo completamente. Dormir profundamente é essencial para manter o sistema imune restaurado a níveis que protegem o organismo contra doenças.

Exercícios: coloque em sua rotina diária alguma atividade física de acordo com sua condição, pois uma atividade regular protege contra doenças cardiovasculares e também controla o ganho de peso. Os exercícios físicos também são aliados no combate de infecções de uma maneira geral. Além de ativar a circulação sanguínea, estimulam a produção de linfócitos NK que protegem o organismos de invasores, como bactérias e vírus.

Vacina da Gripe: como já falamos acima a vacina da gripe é uma das alternativas na prevenção do vírus da gripe. É válido tomar a vacina, já que ela é capaz de prevenir a gripe e suas complicações em até 90% das pessoas sadias. Não podemos confundir com o resfriado, que é desencadeado por mais de cem vírus diferentes, que a vacina não consegue prevenir. Especialistas recomendam tomar a vacina durante o outono ou início do inverno.