Web
Analytics

Como Saber se Tenho Direito ao PIS 2012?

Quando trabalhamos o que mais no interessa é estarmos corretamente registrados para recebermos todos os benefícios. Um dos benefícios importantes é o PIS salarial. O PIS é o abono salarial que é um direito de todos os brasileiros. Esse benefício é pago anualmente aos trabalhadores. Esse abono é contado a partir da contagem do registro, porem os trabalhadores irão receber o salario somente depois de 6 anos de registro na carteira. O valor do abono é de um salário mínimo.

As pessoas que tem direito ao benefício tem que atender a algumas exigências básicas. O primeiro passo é estar cadastrado com no mínimo 5 anos no PIS|PASEP. Esse benefício tem como obrigação para os empregados que estão com registro por 5 anos e ganham até 2 salários mínimos por mês. O ano de base da remuneração a pessoa tem que ter no mínimo 30 dias trabalhados.

Isso pede que a pessoa tenha os dados informados corretamente na RAIS que é a Relação anual de Informações Sociais. Para que possa receber o benefício é preciso ter em mãos alguns documentos necessários, para a identificação de pessoa física. Os documentos para o PIS são:

  • Carteira de identidade,
  • Carteira nacional de habilitação,
  • Identidade militar,
  • Carteira funcional emitida em repartições públicas

 

Uma observação: a carteira de identidade de estrangeiros é emitida pelo Registro de Estrangeiros da policia federal. Ou através pode ser o passaporte. O passaporte é emitido no exterior ou no Brasil pela policia federal. Os documentos tem que ser documentos de identificação, para que possamos ter certeza de que é o beneficiário. Para receber o PIS é muito fácil vamos aos locais de são permitido o pagamento do abono.

Locais de recebimento do PIS

  • Agências da CAIXA;
  • Correspondente CAIXA como Lotéricos;
  • Terminais de autoatendimento;
  • Correspondentes CAIXA e parceiros da CAIXA

Quem é funcionário público não tem direito ao PIS, mas tem um benefício correspondente que é o PASEP. Esse benefício funciona da mesma maneira do PIS, por isso segue as mesmas orientações para os funcionários que queiram receber. Para saber mais informação sobre o PIS e PSEP acesse o site da CAIXA. O trabalhador tem que o direito de sacar o PIS, porem lembre-se que temos um cronograma para esse saque. Por isso leve em consideração todas nossas dicas e dê uma olhada a tabela.

O trabalhador que perder o prazo ficará sem o PIS e PASEP. Se restou duvidas basta acessar o site pelo www.caixaeconomicafederal.com , ou ligue em uma de nossas centrais de atendimento pelos números 4004-0001 – 0800 729 0001 (atendimento para o PASEP). E para o PIS ligue para 0800 285 0101, esse número serve para todos o Sudeste, Nordeste e Norte e 0800 61 0101 para o Sul e Centro-Oeste.