Como se Aproximar do Filho Adolescente?


O relacionamento de pais e filhos está cada vez mais distante, e a fase que mais podemos perceber esta mudança é a adolescência que é marcada pela transição onde o individuo está saindo da infância e chegando a puberdade, e juntamente com estas mudanças vem também muitas dúvidas, conflitos, o adolescente quer se afirmar em relação a sua sexualidade, e como se trata de sexo a distância aumenta entre pais e filhos.

Esta fase é muito conhecida por ser a fase da rebeldia, e com isso muitos pais não sabe como lidar com esta mudança, e acabem se afastando do seu filho sem nem ao menos perceber, e daí pode desencadear grandes problemas, afinal neste momento as amizades ficam mais unidas, e a vontade de querer conhecer coisas novas está sempre presente, e partir daí é que se pode ocorrer problemas com drogas, álcool, gravidez indesejada, etc.


Por estes motivos e muitos outros que nós hoje vamos trazer algumas dicas para você que é pai e mãe de como pode estar se aproximando dos seus filhos adolescentes de maneira a criar um vínculo afetivo e de confiança. A primeira coisa fazer é evitar as cobranças em excesso, pois a maioria dos pais cobram de forma inadequada muitas responsabilidades e para não decepcioná-los o adolescente prefere ficar longe.


Quando o seu filho estiver passando por algum problema, dê o máximo de apoio, mas também deixe que ele caminhe com as próprias pernas, no momento que ele se sentir sem saber oq eu fazer ele vai lhe procurar, não precisa forçar nada. Demonstre sempre que você confia nele, desta forma ele não vai querer lhe decepcionar, já que você não é vigia dos passos dele, então é mais difícil se envolver com coisas erradas, e por fim não tente colocar defeitos em amigos ou namoradas, caso não goste mostre o porquê de ao gostar. Aproveite para colocar nossas dicas em prática.