Como subir a pressão arterial naturalmente

A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) através da pressão diastólica e sistólica. O valor de referência para uma pressão arterial normal é de 12 (sistólica) por 8 (diastólica). No entanto, se sua pressão estiver em 10 por 6 ou menos, tome cuidado, pois você pode estar com hipotensão ou pressão baixa. Apesar de não ser tão perigosa, a pressão baixa também pode provocar danos à saúde. Mas, antes de recorrer à medicação, saiba que existem algumas maneiras naturais de aumentar a pressão arterial naturalmente. Veja-as logo abaixo.

subir a pressão arterial naturalmente

6 Maneiras para subir pressão arterial de forma natural

1 – Mantenha-se em movimento

Ficar com o corpo parado é péssimo para a pressão baixa. Procure manter-se sempre em movimento, movendo os braços e as pernas com alguma frequência para estimular a circulação. Caso você não consiga se mexer com facilidade, deite-se e mantenha as pernas elevadas em relação ao restante do corpo. Esta estratégia força o sistema circulatório a aumentar a pressão naturalmente para conseguir bombear de volta ao coração o sangue que estava parado nas pernas.

2 – Beba água em quantidade suficiente

Uma hidratação insuficiente é um fator desencadeante da pressão baixa. Quando você estiver sentindo os sintomas da queda de pressão, 1 ou 2 copos d’água à temperatura natural já são suficientes para atenuar os sintomas e hidratar o corpo. Mas a título de prevenção, procure beber pelo menos 2 litros d’água ao longo do dia.

3 – Tome bebidas isotônicas

Bebidas isotônicas são muito eficazes, pois, além de aumentar a quantidade de eletrólitos no sangue, contém diferentes minerais que aumentam a pressão naturalmente, como magnésio, potássio e especialmente o sódio.

4 – Escolha alimentos saudáveis, leves e sem muito sal

Uma alimentação leve e saudável também é fundamental a manter a pressão arterial equilibrada. Comidas pesadas e gordurosas, por serem de difícil digestão, tendem a manter o sangue concentrado no estômago por mais tempo, comprometendo a distribuição sanguínea para o restante do corpo. Evite também salgar demais a comida, pois pode provocar o efeito contrário e desencadear um quadro de hipertensão. Procure comer cereais naturais, peixe e vegetais, pois todos eles são ricos em Vitamina B, além de alho, gengibre e tomate. Estes alimentos ajudam a ativar a circulação sanguínea e aumentar a pressão naturalmente.

5 – Evite comer em grandes quantidades

Em complemento à dica anterior, evite comer grandes quantidades de comida de vez. Faça refeições leves em tempos regulares (de preferência de 3 em 3 horas). Evite comer fora de hora e, para evitar a sensação de tontura e fraqueza após as refeições, tome um pouco de café ou chá, pois a cafeína aumenta a pressão sanguínea e diminui o incômodo causado pela acumulação de sangue no estômago.

6 – Tome banhos frios pela manhã

Banhos frios matinais são ótimos para estimular a circulação. Caso pareça uma medida muito extrema, tente pelo menos diminuir um pouco a temperatura. Massageie energicamente o corpo, de preferência com uma esponja, pois isso também ajuda a ativar a circulação.

Espero que nossas dicas tenham te ajudado. Até a próxima!

Como subir a pressão arterial naturalmente
Avalie esse artigo: