Web
Analytics

Como tirar 2ª via de RG

A carteira de identidade é um dos primeiros documentos que possuímos

A carteira de identidade é um dos primeiros documentos que possuímos

A cédula de identidade, também conhecida como carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é o documento mais importante para um cidadão brasileiro, pois é ele que garante a sua identificação civil dentro do país. Por ser um documento requisitado para praticamente tudo que envolva algum tipo de cadastro ou identificação, precisamos carregar o RG sempre conosco, e por isso muitas pessoas o acabam perdendo. Se você perdeu ou teve sua carteira de identidade roubada, deve imediatamente solicitar uma segunda via do documento.

Passos para tirar a 2ª via do RG

O primeiro passo para tirar a segunda via do RG é registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, e você pode fazer isso mesmo que tenha apenas perdido seu documento “sem querer” mesmo, os B.O.’s valem pra isso também, inclusive as delegacias já dispões de um formulário chamado “Registro de Perda de Documentos” para o caso.

Após registrar seu B.O. o segundo passo pode variar de estado para estado. Se você mora em São Paulo, por exemplo, é super fácil: basta você dirigir-se a um Poupa Tempo, que são postos que disponibilizam vários serviços desse tipo para a população. Você pode ligar no número 0800 772 36 33 para agendar o procedimento e obter informações detalhadas.

Um dos escritórios do Poupa Tempo em SP

Um dos escritórios do Poupa Tempo em SP

Para as pessoas que não moram em São Paulo e acabaram de perder sua carteira de identidade, após registrar o B.O. será necessário se dirigir à Secretaria de Seguranca Pública (SSP) de sua cidade e lá procurar pela sessão de retirada de documentos. Alguns estados cobram uma taxa específica para a retirada da segunda via do RG, já em outros, em caso de roubo a segunda via é gratuita.

Em ambos os casos (Poupa Tempo ou SSP) você precisará levar 3 fotos 3×4 atualizadas com você, bem como um atestado de residência (tarifa da conta de luz, água ou telefone), certidão de nascimento ou casamento e o boletim de ocorrência. Uma boa dica é sempre guardar algumas cópias da sua identidade com você, pois isso pode evitar problemas futuros. Seguindo todos os passos em aproximadamente uma semana sua carteira de identidade nova já estará com você!