Como tirar certidão de quitação eleitoral

Certidão de quitação eleitoral, como funciona

A Certidão de Quitação Eleitoral destina-se a atestar a existência/inexistência de registro no histórico da inscrição (título) do interessado no cadastro eleitoral de restrição no que se refere à plenitude do gozo dos direitos políticos, ao regular exercício do voto, ao atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, à inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e à apresentação de contas de campanha eleitoral.

Você pode conseguir sua Certidão de Quitação Eleitoral de duas formas

Você pode conseguir sua Certidão de Quitação Eleitoral de duas formas

Certidão de Quitação Eleitoral é requerida nos editais de concursos ou na contratação para alguma empresa. Para conseguir tal documento, o procedimento é bem simples. Basta acessar a internet e imprimir a certidão online. Atualmente a internet proporciona inúmeras facilidades para os seus usuários, entre elas a emissão de certidões e a impressão de segundas vias de diversos documentos.

Como tirar certidão de quitação eleitoral

Endereços e telefones dos cartórios eleitorais podem ser obtidos nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Endereços e telefones dos cartórios eleitorais podem ser obtidos nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Você pode conseguir sua Certidão de Quitação Eleitoral de duas formas: pela internet ou em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral.

Para tirar a Certidão de Quitação Eleitoral basta seguir algumas dicas. Primeiramente entre no site do TSE que fica no seguinte endereço eletrônico: TSE.JUS.BR. Na página do Tribunal, vá até a sessão denominada Eleitor. Escolha a opção Certidões e depois vá para a Quitação Eleitoral.

O site irá pedir que você leia alguns termos antes de imprimir sua Certidão de Quitação Eleitoral. Clique na opção onde diz que você aceita e concorda com os termos lidos.

O site irá abrir uma tela com um cadastro para preenchimento dos dados da pessoa. Complete todos os campos com seus documentos.

Documentos Necessários para Preencher o Cadastro

Entre os dados solicitados estarão o número do título de eleitor, CPF, RG, endereço, nome dos pais e a data de nascimento. Após preencher o cadastro, o site irá mostrar uma tela contendo a opção Emitir Certidão. Clique no link e valide.

Informações Importantes

Caso a pessoa tenha alguma pendência, não será possível emitir a Certidão de Quitação Eleitoral. Se este for o seu caso, procure um escritório da Justiça Eleitoral o quanto antes. Tais dívidas obstruem os cidadãos de conseguir tirar o passaporte, assumir cargos em concursos públicos, regularizar o CPF, entre outras ações importantes.

Caso a pessoa tenha alguma pendência, não será possível emitir a Certidão de Quitação Eleitoral.

Caso a pessoa tenha alguma pendência, não será possível emitir a Certidão de Quitação Eleitoral.

Clique aqui para entrar no site do TSE e conseguir sua certidão.

Caso não consiga, o eleitor pode ir a qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral. Os endereços e telefones dos cartórios eleitorais podem ser obtidos nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Clique aqui para entrar nos sites dos TREs. Basta clicar no seu estado no mapa.