Web
Analytics

Como Tirar Mancha do Gesso: Forro, Teto, Parede

O gesso é um material cada vez mais presente nas casas brasileiras, nos mais diversos usos: objetos de decoração, paredes, molduras de quadros ou espelhos, rebaixamento de teto e até mesmo pisos de gesso. Porém, por ser um material poroso, ele absorve a poeira e sujeira rapidamente e logo reparamos manchas no gesso.

como tirar mancha do gesso

Para tirar manchas no gesso o requisito fundamental é: evite ao máximo usar produtos líquidos sobre a superfície do gesso. Isso só iria piorar a situação e possivelmente deixaria a parte que foi umedecida com aparência embolorada. O melhor a fazer é usar uma flanela bem seca e movimentos suaves, pois o gesso é um material delicado e pode quebrar ou arranhar facilmente.

Métodos para tirar manchas de gesso

Caso haja manchas de bolor no gesso, experimente utilizar um pincel com cerdas macias para a retirada do bolor e comece a deixar a área em que está o gesso mais arejada. Áreas como cozinha e banheiro devem receber atenção especial para que o gesso não fique embolorado.

Se a situação é mais complicada e o seu gesso precisa de uma limpeza mais profunda você pode utilizar água sanitária em pequena quantidade para a limpeza, ou ainda experimentar passar um pano com vinagre sobre a mancha, lembrando sempre de não empregar força demais pois isso espalharia a mancha. Após a limpeza utilizando um desses produtos e importante que o espaço fique bem arejado.

Uma boa dica para evitar as manchas de gesso é passar sobre ele tinta acrílica, pois ela protegerá o gesso da umidade e facilitará a limpeza. Se você prefere manter o aspecto natural do gesso na sua casa, adquira o hábito de deixar o local em que o gesso foi aplicado sempre bem arejado e além disso use um espanador semanalmente para retirar o pó do gesso e assim evitar manchas de bolor.

Leia também: Como limpar parede

Vídeo: Como tirar Manchas de Gesso

Antes de limpar o gesso é importante que você encontre o motivo da causa da sujeira, seja vazamento de água ou qualquer outro fator. Depois de resolver esse problema, parta para a limpeza seguindo os passos do vídeo a seguir:

Material:

  • Água Sanitária (Tirar o Bolor): A água sanitária vai ser usada inicialmente para poder limpar o bolor do local e tirar a sujeira mais grossa.
  • Lixar: A lixa será usada para preparar o local a receber a pintura.
  • Tinta Fosca (Branco Gelo Acabamento Fosco)