Como tirar mofo de Roupa: Passo a Passo

O mofo é um dos problemas mais comuns do ambiente doméstico e, claro, um dos mais incômodos também. E não é para menos: ele estraga peças de maneira permanente e também problemas de saúde, especialmente respiratórios como espirros, coceiras, irritações na pele e que podem piorar caso a pessoa tenha asma, rinite ou problemas semelhantes

E o pior: ele pode aparecer não apenas nas paredes e no teto, mas também pode estar presentes em objetos de uso diário e até mesmo em roupas.

Está com esse problema e quer se livrar dele? Então podemos ajudar:

Por que o mofo aparece nas roupas?

Antes de mais nada vale a pena saber sobre o que pode provocar o aparecimento de mofo e bolor em nossas roupas. Nesse caso estamos falando sobre o contato com umidade, uma vez que ele aparece em ambientes escuros, úmidos e de pouca circulação do ar. Se você lida com frequência com esse tipo de problema, é preciso verificar se sua casa não está muito úmida ou pouco ventilada.

Além disso, roupas que ficam úmidas durante o uso ou permanecem úmidas por mais de 24 horas são muito propensas a apresentarem esse tipo de problema.

Como tirar mofo da roupa?

Atualmente não faltam dicas, receitinhas e métodos que prometem ajudar nessa missão. Para te dar uma mãozinha, trouxemos algumas delas para você:

Antes de mais nada: não importa qual seja a receita escolhida: teste em um pedaço do tecido e confira se existe a chance da roupa estragar ou ficar desbotada.

Tirar mofo de tecido usando vinagre: Você precisará de vinagre branco e pano úmido. Basta embeber esse pano úmido em vinagre e esfregar pouco a pouco. Em seguida, deixar secar à sombra e lavar a peça. Caso seja lã, a solução é fazer uma mistura de vinagre branco e água, deixando as peças de molho por 20 minutos.

Tirar mofo de tecido usando água sanitária e açúcar: (NUNCA USAR EM LYCRA) Para tecido comuns prepare uma solução de uma xícara de açúcar para cada litro de água sanitária. Basta deixar a roupa de molho por meia hora ou até a mancha sumir.

Tirar mofo de tecido usando bicarbonato de sódio: Para roupas que estão guardadas há muito tempo, uma boa dica é adicionar uma colher de chá para cada de bicarbonato de sódio para cada litro de água e deixar a roupa de molho nessa mistura. Em seguida, lavar a roupa normalmente.

Tirar mofo de tecido usando suco de limão: Despeje um pouco do suco de limão sobre as manchas e deixe no sol por algumas horas. Outro truque que pode servir é misturar o suco com sal. Seja qual for a escolha, depois de tudo feito, lave a peça como de costume.

Precisa de outras dicas? Confira abaixo o vídeo de como tirar mofo de roupa:

PS: Você NUNCA deve tentar remover manchas de mofo ou bolor com água quente pois isso acaba fixando a mancha ainda mais. Além disso, nunca utilize soluções de água sanitária caso a roupa for de Lycra.

Como prevenir o mofo nas roupas?

Existem algumas dicas que você pode seguir para resolver o problema do mofo em suas roupas. Veja só:

Ventile bem os quartos: O mofo e o bolor estão presentes em ambientes úmidos e pouca circulação do ar. Logo arejar os quartos – especialmente aqueles onde as roupas estão guardadas.

Não guarde excesso de roupas no mesmo espaço: Armazenar muitas roupas em um espaço apertado pode propiciar o aparecimento do mofo. Organize melhor o espaço e, principalmente, tente guardar em mais de um lugar em vez de deixar tudo em um único espaço.

Nunca guarde a roupa úmida: Deixar roupas úmidas por mais de 24 horas é um prato cheio para mofo e bolor. Nesse caso, após lavá-las, coloque suas roupas para secar imediatamente, de preferência ao sol. Caso não seja possível, pendure-as em local arejado ou coloque na secadora. O importante é nunca guardá-las enquanto estiverem úmidas.

Não coloque peças úmidas no cesto de roupa suja: O que dissemos ali no tópico anterior também vale nesse caso. Se alguma peça ficou úmida com o uso, lave imediatamente ou deixe arejar e secar antes de colocar no cesto de roupa suja.

Conhece outras dicas? Então compartilhe conosco!

Como tirar mofo de Roupa: Passo a Passo
Avalie esse artigo: